Diferentes percepções sobre a responsabilidade social corporativa em empresas líderes do Brasil e da Índia

Mônica Cavalcanti Sá de Abreu, Fernanda Rosalina da Silva Meireles, Larissa Teixeira da Cunha

Resumo


Este artigo centra-se na percepção dos executivos de uma empresa brasileira e uma empresa indiana, que atuam, respectivamente, nos setores de petróleo e de siderurgia, sobre suas políticas de responsabilidade social corporativa e seus esforços para implementá-las. As entrevistas foram realizadas com os executivos de ambas as empresas, efetuando-se uma análise de conteúdo e uma comparação das semelhanças ou diferenças de abordagem da estratégia de responsabilidade social corporativa e engajamento com os stakeholders. A pesquisa confirma que a responsabilidade social corporativa depende dos valores éticos e do ambiente socioeconômico, legal e institucional do país no qual a firma opera.


Palavras-chave


Responsabilidade Social Corporativa. Teoria Institucional, Gestão Internacional, Países Emergentes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.10118-29

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