Estratégias genéricas: um estudo evolutivo e comparativo de três visões

Autores

  • Sidney Chaves Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo
  • Thiago Benedete Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo
  • Edison Polo Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.42101-118

Palavras-chave:

Estratégia genérica, Estratégia empresarial, Planejamento estratégico, Generic strategy, Business strategy, Strategic planning

Resumo

Este estudo analisa as visões de três consagrados autores sobre o tema estratégias genéricas, comparando sua evolução ao longo do tempo. Para realizar esta comparação, tomou-se como base duas obras distintas de cada autor e destaca-se a evolução na visão de cada um deles, conforme consta em cada uma das obras selecionadas. Os autores em questão são Ansoff, Miles et al. e Porter, responsáveis por três das mais difundidas tipologias de estratégias genéricas. Sob o ponto de vista cronológico, essas tipologias foram originalmente propostas entre 1965 e 1980 e revisitadas entre 1985 e 1988. Apesar do tempo transcorrido até os dias de hoje, estas tipologias ainda se mostram bastante atuais e perfeitamente aplicáveis à realidade presente das organizações de negócios. A contribuição deste estudo reside na exposição detalhada das principais características de cada tipologia analisada, fruto de minuciosa e criteriosa revisão bibliográfica.

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Publicado

2010-04-27

Como Citar

Chaves, S., Benedete, T., & Polo, E. (2010). Estratégias genéricas: um estudo evolutivo e comparativo de três visões. Internext, 4(2), 101–118. https://doi.org/10.18568/1980-4865.42101-118

Edição

Seção

Artigos