Decodificando a Lealdade em Serviços Contínuos de Uso Compartilhado: Tríplice Mediação Seriadas da Personalidade, Reconhecimento, Qualidade e Amor à Marca

Autores

Palavras-chave:

Marketing de Serviços, Serviços Contínuos de Uso Compartilhado, Branding, Lealdade à Marca, Amor à Marca

Resumo

Objetivo: Avançar na compreensão da lealdade à marca em contextos de serviços contínuos de uso compartilhado (CSSU) por meio da proposição de um modelo de mensuração inovador baseado em mediação tripla seriada. Método: Utilizou-se modelagem de equações estruturais com dados de 706 consumidores dos setores de fitness e bem-estar para testar as relações entre personalidade da marca, consciência da marca, qualidade percebida, amor à marca e lealdade. Principais Resultados: O modelo apresentou elevado poder explicativo, com valores de R2 de 72,5% para lealdade à marca e 80,69% para amor à marca. Os resultados revelaram que o amor à marca é um mediador central na formação da lealdade, enquanto a personalidade da marca, apesar de não influenciar diretamente a lealdade, impacta significativamente no amor à marca. A identificação do consumidor com a marca também demonstrou potencial para intensificar vínculos emocionais e cognitivos, sobretudo em mercados especializados e locais. Relevância/Originalidade: O estudo apresenta um modelo não linear e baseado em vínculos afetivos, desafiando abordagens tradicionais e destacando o papel central de construtos emocionais. Contribuições Teóricas/Metodológicas: A pesquisa valida uma estrutura dinâmica de mediação tripla que integra caminhos emocionais e cognitivos na relação marca-consumidor. Contribuições Sociais/Gerenciais: Os achados oferecem subsídios práticos para gestores que desejam fortalecer a lealdade em contextos CSSU, recomendando o foco no engajamento emocional, na qualidade percebida e no estímulo estratégico à identificação com a marca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aaker, D. A. (1998). Marcas - Brand equity: gerenciando o valor da marca (11 ed.). Elsevier.

Aaker, J. L. (1997). Dimensions of brand personality. Journal of Marketing Research, 34(3), 347-356. https://doi.org/10.1177/002224379703400304

Anggraeni, A., & Rachmanita. (2015). Effects of brand love, personality and image on word of mouth; the case of local fashion brands among young consumers. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 211, 442-447. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.11.058

Annamdevula, S., & Bellamkonda, R. S. (2016). Effect of student perceived service quality on student satisfaction, loyalty and motivation in Indian universities. Journal of Modelling in Management, 11(2), 488-517. https://doi.org/10.1108/JM2-01-2014-0010

Bergkvist, L., & Bech-Larsen, T. (2010). Two studies of consequences and actionable antecedents of brand love. Journal of Brand Management, 17(7), 504-518. https://doi.org/10.1057/bm.2010.6

Botelho, D., & Urdan, A. T. (2005). Lealdade à marca e sensibilidade ao preço: um estudo da escolha da marca pelo consumidor. Revista de Administração Contemporânea, 9(4), 163-180. https://doi.org/10.1590/s1415-65552005000400009

Carroll, B. A., & Ahuvia, A. C. (2006). Some antecedents and outcomes of brand love. Marketing Letters, 17(2), 79-89. https://doi.org/10.1007/s11002-006-4219-2

Cruz-Ros, S., Miquel-Romero, M. J., & Yee, R. W. Y. (2024). Individuals’ materialism and brand rituals and traditions as drivers of luxury brand love on social media. Journal of Consumer Behaviour, 23(4), 1820-1831. https://doi.org/10.1002/cb.2305

Fagundes, L., Gomes-e-Souza Munaier, C., & Crescitelli, E. (2022). The influence of social media and brand equity on business-to-business marketing. Revista de Gestão, 30(3), 299-313. https://doi.org/10.1108/REGE-07-2021-0114

Foroudi, P. (2019). Influence of brand signature, brand awareness, brand attitude, brand reputation on hotel industry’s brand performance. International Journal of Hospitality Management, 76(Part A), 271-285. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2018.05.016

Fortes, V. M. M., Milan, G. S., Eberle, L., & Toni, D. D. E. (2019). Brand loyalty determinants in the context of a soft drink brand. Revista de Administracao Mackenzie, 20(5), eRAMR190015. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMR190015

García-Fernández, J., Gálvez-Ruíz, P., Fernández-Gavira, J., Vélez-Colón, L., Pitts, B., & Bernal-García, A. (2018). The effects of service convenience and perceived quality on perceived value, satisfaction and loyalty in low-cost fitness centers. Sport Management Review, 21(3), 250-262. https://doi.org/10.1016/j.smr.2017.07.003

Hair Jr., J. F., Black, W. C. ., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2014). Multivariate Data Analysis (7 ed.). Pearson.

Han, H., Yu, J., Chua, B. L., Lee, S., & Kim, W. (2019). Impact of core-product and service-encounter quality, attitude, image, trust and love on repurchase: Full-service vs low-cost carriers in South Korea. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 31(4), 1588-1608. https://doi.org/10.1108/IJCHM-05-2018-0376

Han, S. H., Ekinci, Y., Chen, C. H. S., & Park, M. K. (2020). Antecedents and the mediating effect of customer-restaurant brand identification. Journal of Hospitality Marketing & Management, 29(2), 202-220. https://doi.org/10.1080/19368623.2019.1603129

Hayes, A. F. (2017). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression-based approach (2nd ed.). Guilford Publications.

Japutra, A., & Molinillo, S. (2019). Responsible and active brand personality: On the relationships with brand experience and key relationship constructs. Journal of Business Research, 99, 464-471. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2017.08.027

Kaufmann, H. R., Loureiro, S. M. C., & Manarioti, A. (2016). Exploring behavioural branding, brand love and brand co-creation. Journal of Product and Brand Management, 25(6), 516-526. https://doi.org/10.1108/JPBM-06-2015-0919

Keiningham, T. L., Frennea, C. M., Aksoy, L., Buoye, A., & Mittal, V. (2015). A five-component customer commitment model: implications for repurchase intentions in goods and services industries. Journal of Service Research, 18(4), 433-450. https://doi.org/10.1177/1094670515578823

Lee, H., Choi, S. Y., & Kang, Y. S. (2009). Formation of e-satisfaction and repurchase intention: Moderating roles of computer self-efficacy and computer anxiety. Expert Systems with Applications, 36(4), 7848-7859. https://doi.org/10.1016/j.eswa.2008.11.005

Lin, Z., & Wong, I. K. A. (2020). Cocreation of the hospitality brand experience: A triadic interaction model. Journal of Vacation Marketing, 26(4), 412-426. https://doi.org/10.1177/1356766720932361

Malhotra, N. K., Lopes, E. L., & Veiga, R. T. (2014). Modelagem de equações estruturais com Lisrel: uma visão inicial. Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 28-43. https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2698

Milan, G. S., Eberle, L., Toni, D. De, Marcos, V., & Fortes, M. (2021). The formation of the loyalty of a soft drink brand. Brazilian Journal of Marketing, 20(1), 148-174. https://doi.org/10.5585/remark.v20i1.15695

Munaier, C. G. e S. (2021). “Manto da massa”: pertencimento, cocriação e engajamento em uma campanha histórica de vendas de camisas oficiais no futebol brasileiro. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 10(4), 81-108. https://doi.org/10.5585/podium.v10i4.18962

Munaier, C. G. e S. (2022). Ecossistema dos serviços contínuos em uso compartilhado: o papel das relações triádicas cogenéticas para o self acionário na cocriação de valor nas experiências de uso. Universidade de São Paulo.

Munaier, C. G. e S., & Costa, C. R. M. (2021). Influence of usage and contractual binds on customer retention in continually delivered services: evidence from the physical fitness business. Journal on Innovation and Sustainability, 12(2), 101-114. https://doi.org/10.23925/2179-3565.2021v12i2p101-114

Munaier, C. G. e S., & Mazzon, J. A. (2021). A lealdade do consumidor em serviços contínuos em uso compartilhado: bibliometria e proposta de definição. XXIV SemeAd, 1-16.

Munaier, C. G. e S., Rocha, R. R., & Portes, J. H. (2022). Building brand trust by choosing the right location: when the business headquarters site influences clients’ trust in a brand. Revista Brasileira de Marketing, 21(1), 88-108. https://doi.org/10.5585/REMARK.V21I1.20386

Munaier, C. G.-S., & Serralvo, F. A. (2022). O senso de pertencimento na cocriação de valor nos serviços esportivos: evidências do fitness business. Movimento, 28, e28050. https://doi.org/10.22456/1982-8918.122238

Munaier, C. G.-S., & Tavares, L. W. (2022). Gym Access: proposal of a synthetic variable in the fight against non-communicable chronic diseases. Journal on Innovation and Sustainability, 13(4), 68-82. https://doi.org/10.23925/2179-3565.2022v13i4p68-82

Phau, I., & Lau, K. C. (2000). Conceptualising brand personality: A review and research propositions. Journal of Targeting, Measurement and Analysis for Marketing, 9(1), 52-69. https://doi.org/10.1057/palgrave.jt.5740005

Sammour, A. A., Chen, W., & Balmer, J. M. T. (2020). Corporate heritage brand traits and corporate heritage brand identity: the case study of John Lewis. Qualitative Market Research, 23(3), 447-470. https://doi.org/10.1108/QMR-03-2018-0039

Sarkar, S., & Banerjee, S. (2019). Brand co-creation through triadic stakeholder participation: A conceptual framework based on literature review. European Business Review, 31(5), 585-609. https://doi.org/10.1108/EBR-04-2018-0079

Song, H. J., Wang, J. H., & Han, H. (2019). Effect of image, satisfaction, trust, love, and respect on loyalty formation for name-brand coffee shops. International Journal of Hospitality Management, 79, 50-59. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2018.12.011

Vacas de Carvalho, L., Azar, S. L., & Machado, J. C. (2020). Bridging the gap between brand gender and brand loyalty on social media: exploring the mediating effects. Journal of Marketing Management, 36(11-12), 1125-1152. https://doi.org/10.1080/0267257X.2020.1740293

Yoo, B., & Donthu, N. (2001). Developing and validating a multidimensional consumer-based brand equity scale. Journal of Business Research, 52(1), 1-14. https://doi.org/10.1016/S0148-2963(99)00098-3

Downloads

Publicado

2025-05-20

Como Citar

Munaier, C. G.- e-S., Endo, A. C. B., Mesquita, E., Mazzon, J. A., & Crescitelli, E. (2025). Decodificando a Lealdade em Serviços Contínuos de Uso Compartilhado: Tríplice Mediação Seriadas da Personalidade, Reconhecimento, Qualidade e Amor à Marca. Internext, 20(02). Recuperado de https://internext.espm.br/internext/article/view/849

Edição

Seção

Artigos