Análise do desempenho de um grupo exportador de cosméticos sob a perspectiva empresarial: um estudo de caso do grupo Minas Beauty

Autores

  • Otávio Rezende Centro Universitário UNA
  • Cristiane Amaral Serpa Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.4179-99

Palavras-chave:

Negócios Internacionais, Promoção Comercial Externa, Clusters, Consórcios de Exportação, Competitividade Industrial.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar resultados obtidos com a estruturação, a gestão e a promoção comercial de grupos setoriais exportadores. Partindo de um estudo de caso do setor de cosméticos, o artigo discorre sobre a expectativa inicial das empresas com a criação do grupo exportador, o relacionamento com o mercado e a cooperação como meio de obtenção de resultados, uma vez que a política de promoção comercial internacional brasileira tem adotado o modelo de rede de empresas como estratégia para potencializar a capacidade produtiva e reduzir custos de promoção. Como conclusão, destacam-se o baixo grau de confiança no relacionamento inter-firma e a falta de indicadores de competitividade como fatores determinantes para os poucos resultados alcançados. A pesquisa assinala a necessidade de trabalharem-se modelos de cooperação empresarial em grupos setoriais exportadores e de instituir-se uma forma de mensurar os resultados esperados pelas pequenas empresas nos programas de internacionalização.

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Biografia do Autor

Otávio Rezende, Centro Universitário UNA

Centro Universitário UNA

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Publicado

2009-03-11

Como Citar

Rezende, O., & Serpa, C. A. (2009). Análise do desempenho de um grupo exportador de cosméticos sob a perspectiva empresarial: um estudo de caso do grupo Minas Beauty. Internext, 4(1), 79–99. https://doi.org/10.18568/1980-4865.4179-99

Edição

Seção

Artigos