“América Latina Y El Caribe”: caso de ensino sobre identidade e posicionamento de marca-região
DOI:
https://doi.org/10.18568/internext.v20i03.829Palavras-chave:
Marca-país, gestão de marca de lugar, place branding, marca-região, América Latina e CaribeResumo
Objetivo: Solucionar um dilema decisório sobre o desafio de equilibrar cooperação e competição entre nações de uma região diversa a fim de integrar os atributos da identidade competitiva da marca de lugar dos países do bloco latino-americano à identidade coletiva regional, garantindo um posicionamento de marca-região que seja competitivo globalmente, mas autêntico localmente. Método: Documental com material fundamentado em fontes secundárias obtidas nos portais de informação dos países latinos que têm programas oficiais de marca-país, nos rankings de competitividade de valor de marca de lugar, em conteúdo divulgado pela mídia e em produção científica sobre o tema. Principais Resultados: Identificar as melhores estratégias para posicionamento de marca-região “América Latina Y El Caribe” de forma robusta, coesa e fortalecedora, focada na integração econômica, geopolítica e sociocultural das nações latino-americanas. Relevância / Originalidade: Este caso de ensino permeia o estado da arte ao abordar aspectos de identidade e posicionamento da marca “América Latina Y El Caribe”, possibilitando aos participantes um aprendizado teórico-prático imersivo sobre gestão de marca de lugar. Contribuições Teóricas / Metodológicas: Reflexões e discussões acerca de conceitos de gestão estratégica de marcas aplicados para diagnóstico de identidade visual de marca e das decisões de posicionamento de marca-região no contexto de competitividade internacional.
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