“América Latina Y El Caribe”: caso de ensino sobre identidade e posicionamento de marca-região

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v20i03.829

Palavras-chave:

Marca-país, gestão de marca de lugar, place branding, marca-região, América Latina e Caribe

Resumo

Objetivo: Solucionar um dilema decisório sobre o desafio de equilibrar cooperação e competição entre nações de uma região diversa a fim de integrar os atributos da identidade competitiva da marca de lugar dos países do bloco latino-americano à identidade coletiva regional, garantindo um posicionamento de marca-região que seja competitivo globalmente, mas autêntico localmente. Método: Documental com material fundamentado em fontes secundárias obtidas nos portais de informação dos países latinos que têm programas oficiais de marca-país, nos rankings de competitividade de valor de marca de lugar, em conteúdo divulgado pela mídia e em produção científica sobre o tema. Principais Resultados: Identificar as melhores estratégias para posicionamento de marca-região “América Latina Y El Caribe” de forma robusta, coesa e fortalecedora, focada na integração econômica, geopolítica e sociocultural das nações latino-americanas. Relevância / Originalidade: Este caso de ensino permeia o estado da arte ao abordar aspectos de identidade e posicionamento da marca “América Latina Y El Caribe”, possibilitando aos participantes um aprendizado teórico-prático imersivo sobre gestão de marca de lugar. Contribuições Teóricas / Metodológicas: Reflexões e discussões acerca de conceitos de gestão estratégica de marcas aplicados para diagnóstico de identidade visual de marca e das decisões de posicionamento de marca-região no contexto de competitividade internacional. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Ocke, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC), Brasil.

  1. Centro Socioeconômico - CSE
    Departamento de Ciências da Administração - CAD
    Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional - NICO/PPGA
    Universidade Federal de Santa Catarina

Fabiana Mariutti, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – Ribeirão Preto (SP), Brasil.

Experiência em Negócios Internacionais, Administração de Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Estratégias de Comunicação, Reputação de País, Marketing de Lugares, Gestão de Marca-País, Gestão de Marca-de-Lugares, Reputação, Identidade e Imagem do Brasil. Ph.D. pela Leeds Business School, Inglaterra. Mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, SP. Especialização em Gestão Estratégica de Negócios pela FAAP, Ribeirão Preto, SP. Mestrado in Communications na Grand Valley State University (um semestre) em Michigan, EUA. Graduação em Comunicação pela Pontificia Universidade Católica de Campinas, São Paulo. Ensino Médio na Lyman High School, FL, USA. Membro Associada do Institute of Place Management. Membro do International Place Branding Association. Membro da Academy of Marketing. Membro da ABEP, UK. Fundadora e Presidente da Brazilian Culture Society - Leeds, Inglaterra, em 2016.

ORCID ID - orcid.org/0000-0003-2404-7041

Referências

Aaker, D. A. (1992). The value of brand equity. Journal of Business Strategy, 13(4) 27-32. https://doi.org/10.1108/eb039503

Aaker, D. A. (2007). Construindo marcas fortes. Bookman.

Aaker, D. (2023). Branding: too often overlooked in disruptive innovation and social purpose arenas. Journal of Brand Management, 30(3), 185-189. https://doi.org/10.1057/s41262-023-00328-7

Aaker, D. A. & Joachimsthaler, E. (2000). Brand Leadership. The Free Press.

Almeida, G. G. F. D., & Cardoso, L. (2022). Discussions between place branding and territorial brand in regional development — A classification model proposal for a territorial brand. Sustainability, 14(11), 6669. https://doi.org/10.3390/su14116669

Artêncio, M., Mariutti, F., & Giraldi, J. (2020). 20 anos de publicações sobre marca-de-lugar no Brasil. In: XXIII Seminários em Administração SemeAD 2020 [Universidade de São Paulo].

Ashworth, G., & Kavaratzis, M. (2009). Beyond the logo: Brand management for cities. Journal of Brand Management, 16, 520-531. https://doi.org/10.1057/palgrave.bm.2550133

Azpíroz, M. L., Rodríguez-Espínola, A., & Jiménez-Martínez, C. (2024). Promoting identities: an overview of the development of nation branding in Latin America. Review of Communication Research, 12(1), 65-82. https://doi.org/10.2139/ssrn.4961887

Bassols, N. (2016). Branding and promoting a country amidst a long-term conflict: The case of Colombia. Journal of Destination Marketing & Management, 5(4), 314-324. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2016.10.001

Clube de Criação (2024). Região da América Latina e Caribe ganha marca. Clube de Criação. Recuperado de https://www.clubedecriacao.com.br/ultimas/design-61/

Dinnie, K. (2015). Nation branding: Concepts, issues, practice. Routledge.

Essential Costa Rica (2024). Portal. Essential Costa Rica. Recuperado de https://www.esencialcostarica.com/eng/

Future Brand Bolivia (2025). Boosting the image of Bolivia. Future Brand Bolivia. Recuperado de https://www.futurebrand.com/our-work/bolivia

Gazzeta Paulista (2024). Apresentação da Marca da Região América Latina e Caribe pelo CAF. Gazzeta Paulista. Recuperado de https://gazzetapaulista.com.br/apresentacao-da-marca-da-regiao-america-latina-e-caribe-pelo-caf/

Heilbrunn, B. (2006). Le logo. Presses Universitaires France.

Kapferer, J. N. (2008). The new strategic brand management: creating and sustaining brand equity long term (4ª ed.). Kogan Page.

Kavaratzis, M., & Florek, M. (2021). Place brands: Why, who, what, when, where, and how? In N. Papadopoulos & M. Cleveland (Eds.), Marketing countries, places, and place-associated brands (pp. 26-39). Edward Elgar.

Keller, K. L., & Aaker, D. A. (1992). The effects of sequential introduction of brand extensions. Journal of Marketing Research, 29(1), 35-50. https://doi.org/10.2307/3172491

Kilduff, K., & Tabales, J. M. N. (2017). Country branding and its effect on the consumer in the global market. Cuadernos de Gestión, 17(1), 83-104. https://doi.org/10.5295/cdg.150543kk

Kotler, P. (1972). A generic concept of marketing. Journal of Marketing, 36(2), 46-54. https://doi.org/10.1177/002224297203600209

Kotler, P., Haider, D., & Rein, I. (1993). Marketing places: attracting investment, industry and tourism to cities, states, and nations. Maxwell Macmillan Int.

Kotler, P., & Pfoertsch, W. (2010). Ingredient branding: Making the invisible visible. Springer Science & Business Media.

Lu, H., Ma, W., Yang, Q., & Zhao, P. (2020). Exploring the impact of factors influencing case selection in the place branding literature from 2014 to 2018. Journal of Urban Affairs, 44(9), 1270-1288. https://doi.org/10.1080/07352166.2020.1785304

Marca Argentina (2024). Portal. Marca Argentina. Recuperado de https://www.argentina.gob.ar/turismoydeportes/marca-pais

Marca Chile (2024). Portal. Marca Argentina. Recuperado de https://marcachile.cl/creating-future/

Marca Peru (2024). Portal. Marca Peru. Recuperado de https://peru.info/es-pe/marca-peru

Mariutti, F. G., & Florek, M. (2022). The future pathways of place branding–Brazilian landscape. Revista Brasileira de Marketing, 21(1), 1-8. https://doi.org/10.5585/remark.v21i1.21486

Mariutti, F. G., Giraldi, J. D. M. E., & Crescitelli, E. (2013). The image of Brazil as a tourism destination: an exploratory study of the American market. International Journal of Business Administration, 4(1), 2253. https://doi.org/10.5430/ijba.v4n1p13

Mariutti, F. G., Strehlau, V. I., Loomis, J. J., & Herrero, E. (2024). When place brand and place logo matches: VRIO applied to place branding. Place Branding and Public Diplomacy, 20(3), 335-349. https://doi.org/10.1057/s41254-024-00332-x

Memorial (2024). São Paulo, cidade anfitriã para a apresentação da Marca Região América Latina e Caribe. Memorial. Recuperado de https://memorial.org.br/sao-paulo-cidade-anfitria-para-a-apresentacao-da-marca-regiao-america-latina-e-caribe/

Mexico Tourism Board (2024). Mexico Tourism Guide. Recuperado de https://www.visit-mexico.mx/

Miño, P. (2022). Nation branding as a modern expression of colonialism in Latin America: A focus on Chile, Colombia, and Peru. International Journal of Communication, 16(2022), 2762-2780.

Moilanen, T., & Rainisto, S. K. (2009). How to brand nations, cities and destinations. Palgrave Macmillan.

Montanari, M. G., & Giraldi, J. D. M. E. (2018). A theoretical study on country brand and its management. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, 13(2), 14-29.

Moraes, S. G., & Strehlau, V. I. (2020). Country or brand: what matters to younger millennials? Brazilian Business Review, 17(3), 275-292. https://doi.org/10.15728/bbr.2020.17.3.2

Ocke, M., & Braga, D. C. (2024). Nation Branding in Latin America: Repositioning Brazil to Reset Its Brand Image. Tourism Cases, tourism202400013. https://doi.org/10.1079/tourism.2024.0013

Ocke, M., & Braga, D. C. (2025). Gestão e posicionamento da marca Brasil no contexto latino-americano. Janus.Net E-Journal of International Relations, 15(2), 114-131. https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0125.6

Ocke, M., & Platt, A. A. (2022). Place branding Brazil: Research agenda and advisory panel for the 21st century. Brazilian Journal of Marketing, 21(1), 29-63. https://doi.org/10.5585/remark.v21i1.20194

Oh, T. T., Keller, K. L., Neslin, S. A., Reibstein, D. J., & Lehmann, D. R. (2020). The past, present, and future of brand research. Marketing Letters, 31(2/3), 151-162. https://doi.org/10.1007/s11002-020-09524-w

Procolombia (2024). Colombia. Recuperado de https://procolombia.co/

PROPMARK (2024). Concurso irá escolher imagem da Marca Região da América Latina e do Caribe. PROPMARK. Recuperado de https://propmark.com.br/concurso-ira-escolher-imagem-da-marca-regiao-da-america-latina-e-do-caribe/

Souza, E. C., Strehlau, S., Silva, D., & Strehlau, V. I. (2014). Imagem do Brasil: similaridades e diferenças na avaliação em dez países. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, 9(2), 59-74. https://doi.org/10.18568/1980-4865.9259-74

Steenkamp, J. B. (2021). Building strong nation brands. International Marketing Review, 38(1), 6-18. https://doi.org/10.1108/IMR-10-2019-0253

Uruguai XXI (2024). Portal. Uruguai XXI. Recuperado de https://marcapaisuruguay.gub.uy/

Visit Brasil (2024). Portal. Visit Brasil. Recuperado de https://www.visitbrasil.com/pt/marcabrasil/

Publicado

2025-10-16

Como Citar

Ocke, M., & Mariutti, F. (2025). “América Latina Y El Caribe”: caso de ensino sobre identidade e posicionamento de marca-região . Internext, 20(03). https://doi.org/10.18568/internext.v20i03.829

Edição

Seção

Caso de ensino