MNC Knowledge transfer, global integration, and local responsiveness in Brazilian subsidiaries

Autores

  • Thelma Rocha ESPM
  • José Cláudio Terra TerraForum

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.4120-39

Palavras-chave:

Knowledge Transfer, Global Integration, Brazilian Subsidiaries.

Resumo

This paper is based on a sample of 104 subsidiaries of multinational corporations (MNCs) operating in Brazil. It investigates the mechanisms of knowledge transfer in marketing and their relationship to the strategic positioning of the subsidiaries (i.e. global integration and local responsiveness). A positive correlation between the level of global integration and the intensity of knowledge transfer was statistically confirmed and the main mechanisms of knowledge transfer were also revealed. Some widely accepted theories about knowledge transfer in MNCs were empirically confirmed. Finally, this study provided the opportunity to develop several specific insights about knowledge transfer in marketing in the Brazilian context.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thelma Rocha, ESPM

É doutora em Administração com ênfase em Marketing pela FEA-USP. Mestre em Administração Mercadológica pela EAESP/ FGV com especialização em International Business pela Stockholm School of Economics (SSE) Suécia. Graduada em Administração pela FEA/USP e Graduada em Engenharia de Produção pela FEI. É professora da graduação e pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) na área de Marketing Global e Marketing de Relacionamento, além de pesquisadora pelo Núcleo de Estudos em Gestão Internacional - NEGI. Pesquisa o tema Gestão de Marketing em Multinacionais com ênfase em: a gestão do relacionamento com clientes, a gestão dos stakeholders, a transferência de conhecimento de marketing, a gestão da inovação em marketing, o desenvolvimento de novos produtos pelos departamentos de marketing, a autonomia dos departamentos de marketing, a gestão dos 4 P s (produto, preço, praça e promoção) pelos departamentos de marketing. Autora de 5 livros na área de Marketing e diversos artigos em periódicos nacionais.

José Cláudio Terra, TerraForum

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1988) , graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1987) , mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1999) . Tem experiência na área de Administração. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do Conhecimento, Aprendizado, Criatividade, Era do Conhecimento.

Downloads

Publicado

2009-03-11

Como Citar

Rocha, T., & Terra, J. C. (2009). MNC Knowledge transfer, global integration, and local responsiveness in Brazilian subsidiaries. Internext, 4(1), 20–39. https://doi.org/10.18568/1980-4865.4120-39

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)