Intersecções entre capacidades de marketing, orientação estratégica e o grau de internacionalização de empresas multinacionais brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v19i3.764

Palavras-chave:

Estratégia, Negócios Internacionais, Capacidades de Marketing, Multinacionais de Mercados Emergentes

Resumo

Objetivo: Este estudo foi desenvolvido para verificar se o domínio das capacidades de marketing e a orientação estratégica predominante influenciam o grau de internacionalização das empresas multinacionais brasileiras. Método: Analisaram-se 69 empresas multinacionais brasileiras (EMNs) e identificaram-se quatro delas engajadas no mercado business-to-consumer, vendendo diretamente aos consumidores e com atividades de marketing voltadas ao consumidor final. As EMNs são: Alpargatas S.A., Arezzo & Co., Cia. Hering e Natura & Co. Holding S.A. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental com análise dos documentos e relatórios públicos das empresas. Posteriormente, realizamos uma análise de conteúdo para sintetizar os principais achados. Principais Resultados: Por meio da análise, verificou-se que as capacidades de marketing atuam como um impulsionador na criação de estratégias para melhorar o desempenho nos mercados doméstico e estrangeiro. Relevância / Originalidade: O estudo enriquece o discurso acadêmico ao demonstrar a aplicação personalizada de estratégias como integração omnichannel e gestão de marcas nessas EMNs, oferecendo novos insights que desafiam e ampliam os modelos existentes sobre negócios internacionais e marketing. Contribuições Teóricas / Metodológicas: Destaca-se a importância do alinhamento estratégico entre capacidades de marketing e estratégias de negócios, e mostramos os caminhos distintos que as EMNs tomam para alavancar essas capacidades para o sucesso no mercado internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ali, S., Li, G., & Latif, Y. (2020). Unleashing the importance of creativity, experience and intellectual capital in the adaptation of export marketing strategy and competitive position. PLoS One, 15(11), 0241670. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0241670

Alpargatas (2021). Relação com Investidores. Retrieved from https://ri.alpargatas.com.br/

Arezzo&Co (2021). Relatório Anual Arezzo&Co 2020. Retrieved from https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/3bfae074-fd9b-4484-b9aa-24496571c987/45ce335f-89c3-b197-34e6-071851246cd2?origin=1

Bardin, L. (2004). Análise de Conteúdo. Presses Universitaires de France. https://doi.org/10.3917/puf.bard.2013.01

Barney, J. (1991). Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, 17(1), 99-120. https://doi.org/10.1177/014920639101700108

Bausch, M., Barmeyer, C., & Mayrhofer, U. (2022). Facilitating factors in the cross-cultural transfer of management practices: The case of a German multinational in Brazil. International Business Review, 31(2), 101921. https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2021.101921

Boldrini, P. E. H., Kogut, C. S., & Cotta de Mello, R. (2024). Internationalization of Emerging Market Multinationals: a Conversation Between the Uppsala Model and the Springboard Perspective. Internext, 19(1), 1-15. https://doi.org/10.18568/internext.v19i1.716

Cantoni, A. D., Arruda, J. F. de, Pereira, G. M., & Santos, R. dos (2019). International marketing strategies adopted in the franchise internationalization process: A multiple case study in the apparel industry. Brazilian Journal of Marketing, 18(2), 19-53. https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3667

Chang, H.-H. S., Knight, G., & Fong, C.-M. (2024). Marketing Capabilities, Strategy, and Performance in International Small- and Medium-Sized Enterprises. Journal of International Marketing, 0(0). https://doi.org/10.1177/1069031X231221804

Cia Hering (2019). Relatório Anual Cia Hering - 2019. Retrieved from https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/5532dc5b-7c76-4c5e-bb49-01cf77b7dac1/4f073d49-2e29-01c0-3fc1-8f4a08baca71?origin=1

Cia Hering (2021). Modelo de Negócios. Retrieved from https://ri.ciahering.com.br/cia-hering/modelo-de-negocios/

Costa, T. C., Ferreira, M. P., Cunha, J. A. C., & Pinto, C. F. (2020). Como as capacidades de marketing determinam a escolha dos modos de entrada no estrangeiro e a seleção dos países de destino. Internext, 15(1), 53-70. https://doi.org/10.18568/internext.v15i1.531

Day, G. S. (1994). The capabilities of market-driven companies. Journal of Marketing, 58(4), 37-52. https://doi.org/10.2307/1251915

Fagundes, M. C., de Oliveira Junior, M. M., da Silva, W. C., & de Freitas, E. (2018). Review of International Business Drivers of international performance of Brazilian technology-based firms. Internext, 13(1).

Falahat, M., Ramayah, T., Soto-Acosta, P., & Lee, Y. Y. (2020). SMEs internationalization: The role of product innovation, market intelligence, pricing and marketing communication capabilities as drivers of SMEs’ international performance. Technological Forecasting and Social Change, 152, 119908. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.119908

Fleury, M. T. L., & Fleury, A. (2016). O desenvolvimento das multinacionais brasileiras no cenário global. GV Executivo, 15(1), 34-37. https://doi.org/10.12660/gvexec.v15n1.2016.61491

Floriani, D. E. (2010). O grau de internacionalização, as competências e o desempenho da PME Brasileira (Tese de Doutorado em Administração). Universidade de São Paulo.

Fundação Dom Cabral (2018). Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras (13ª ed.). Fundação Dom Cabral.

Gammeltoft, P., & Panibratov, A. (2024). Emerging market multinationals and the politics of internationalization. International Business Review, 33(3), 102278. https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2024.102278

Gotteland, D., Shock, J., & Sarin, S. (2020). Strategic orientations, marketing proactivity and firm market performance. Industrial Marketing Management, 91, 610-620. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2020.03.012

Gregory, G. D., Ngo, L. V., & Karavdic, M. (2017). Developing e-commerce marketing capabilities and efficiencies for enhanced performance in business-to-business export ventures. Industrial Marketing Management, 78, 146-157. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2017.03.002

Hagen, B., Zucchella, A., Cerchiello, P., & De Giovanni, N. (2012). International strategy and performance-Clustering strategic types of SMEs. International Business Review, 21(3), 369-382. https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2011.04.002

Hahn, I. S., Scherer, F. L., & Lebioda, L. (2023). Social Responsibility and Businesses at the Base of the Pyramid in Brazilian Multinational Companies: Intersection in a Meso-level Perspective. Brazilian Business Review, 21(3). Retrieved from https://bbronline.com.br/index.php/bbr/article/view/765

Han, W., Zhou, Y., & Lu, R. (2022). Strategic orientation, business model innovation and corporate performance—Evidence from construction industry. Frontiers in Psychology, 13, 971654. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.971654

Hawrysz, L. (2020). Strategic orientation and effects of e-administration: Findings from the miles and snow framework. Administrative Sciences, 10(2), 35. https://doi.org/10.3390/admsci10020035

Hoque, M. T., Nath, P., Ahammad, M. F., Tzokas, N., & Yip, N. (2022). Constituents of dynamic marketing capability: Strategic fit and heterogeneity in export performance. Journal of Business Research, 144, 1007-1023. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2022.02.011

Ingram, T., Kraśnicka, T., Wronka-Pośpiech, M., Głód, G., & Głód, W. (2016). Relationships between miles and snow strategic types and organizational performance in Polish production companies. Central European Management Journal, 24(1), 17-45. https://doi.org/10.7206/jmba.ce.2450-7814.162

IstoÉ Dinheiro (2020). Todas as faces da alpargatas. IstoÉ Dinheiro. Retrieved from https://www.istoedinheiro.com.br/todas-as-faces-da-alpargatas/

Kaleka, A., & Morgan, N. A. (2017). How marketing capabilities and current performance drive strategic intentions in international markets. Industrial Marketing Management, 78, 108-121. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2017.02.001

Klein, M. A. (2023). Trade secret protection, multinational firms and international trade. International Economics, 173, 325-342. https://doi.org/10.1016/j.inteco.2023.01.007

Kotler, P. (2000) Administração de marketing: a edição do novo milênio. Prentice Hall.

Li, X., Tong, Y., Zhong, K., Xu, G., & Zhao, W. (2024). Geopolitical risk and foreign subsidiary performance of emerging market multinationals. Journal of Multinational Financial Management, 72, 100836. https://doi.org/10.1016/j.mulfin.2024.100836

Martin, S. L., & Javalgi, R. R. G. (2016). Entrepreneurial orientation, marketing capabilities and performance: The moderating role of competitive intensity on Latin American international new ventures. Journal of Business Research, 69(6), 2040-2051. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2015.10.149

Mazé, D., Alcaraz, J., & Buitrago, R. E. (2024). Emerging market multinationals’ embeddedness in Global South countries: an empirical study of Chinese MNEs in Peru. Critical Perspectives on International Business. https://doi.org/10.1108/cpoib-09-2023-0087

Meier, K. J., O’Toole, L. J., Boyne, G. A., & Walker, R. M. (2010). Alignment and results: Testing the interaction effects of strategy, structure, and environment from Miles and Snow. Administration and Society, 42(2), 160-192. https://doi.org/10.1177/0095399710362717

Miles, R. E., Snow, C. C., Meyer, A. D., & Coleman, H. J. (1978). Organizational Strategy, Structure, and Process. The Academy of Management Review, 3(3), 546. https://doi.org/10.5465/amr.1978.4305755

Morgan, N. A. (2019). Researching marketing capabilities: reflections from academia. Academy of Marketing Science, 9(12), 381-385. https://doi.org/10.1007/s13162-019-00158-4

Morgan, N. A., Feng, H., & Whitler, K. A. (2018). Marketing Capabilities in International Marketing. Journal of International Marketing, 26(1), 61-95. https://doi.org/10.1509/jim.17.0056

Morgan, N. A., Katsikeas, C., & Vorhies, D. (2012). Export marketing strategy implementation, export marketing capabilities, and export venture performance. Journal of the Academy of Marketing Science, 40(2), 271-289. https://doi.org/10.1007/s11747-011-0275-0

Morgan, N. A., Vorhies, D. W., & Mason, C. H. (2009). Market orientation, marketing capabilities, and firm performance. Strategic Management Journal, 30, 909–920.

Mulyana, M., Zakaria, Z., & Mahmood, R. (2021). Desenvolvendo os componentes da orientação para o mercado para melhorar o desempenho de pequenas e médias empresas. Revista de Administração de Empresas, 61(4), 1-16. https://doi.org/10.1590/S0034-759020210404x

Natura (2019). Nada no universo existe por si só, tudo é interdependente. Retrieved from https://static.rede.natura.net/html/home/2020/br_09/relatorio-anual-2019/relatorio_anual_natura_2019.pdf Accessed on: 20 de maio de 2021.

Natura (2020). O que a gente pode fazer pelo mundo. Retrieved from https://static.rede.natura.net/html/sitecf/br/06_2021/relatorio_anual/Relatorio_Anual_Natura_GRI_2020_.pdf

Natura (2021). Nossa história. Retrieved from https://www.natura.com.br/a-natura/nossa-historia

Release Alpargatas 4T20 (2020). DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas. Retrieved from https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/a8ec6c13-3ef3-4e4a-9879-c684188aa2cb/1f9c1dd5-278a-4916-b8cd-dc776fa4c655?origin=1

Ribeiro, J. L., Antunes Junior, J. A. V., Silva, D. O., Silva, W. D., & Sellitto, M. A. (2022). Driving Innovation Initiatives in a Multinational Company Subsidiary: A Case Study and Conceptual Framework for Further Application. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, 8(4), 187. https://doi.org/10.3390/joitmc8040187

Scherer, F. L., & Mussi, C. W. (2000). Comportamento estratégico: um estudo na indústria de plásticos de Santa Catarina. Revista de Ciências da Administração, 2(4), 65-75. https://doi.org/10.5007/%25x

Stocker, F., Mascena, K. M. C., Abib, G., & Irigaray, H. A. R. (2022). Born Globals’ Risk Perception and Internationalization in Emerging Markets. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 24(2), 332-350. https://doi.org/10.7819/rbgn.v24i2.4171

Vorhies, D. W., & Morgan, N. A. (2003). A configuration theory assessment of marketing organization fit with business strategy and its relationship with marketing performance. Journal of Marketing, 67(1), 100-115. https://doi.org/10.1509/jmkg.67.1.100.18588

Wang, Y. S., & Hsu, T. H. (2018). Dynamic capabilities of biologics firms in the emerging business market: Perspective of dynamic capabilities evident. Industrial Marketing Management, 71, 5-18. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2018.04.009

Zhou, N. (2024). Emerging market multinationals’ liability of outsidership. Journal of World Business, 59(3), 101505. https://doi.org/10.1016/j.jwb.2023.101505

Downloads

Publicado

2024-08-26

Como Citar

Cassol, C. A., Scherer, F. L., Soares, S. de S., & Hahn, I. S. (2024). Intersecções entre capacidades de marketing, orientação estratégica e o grau de internacionalização de empresas multinacionais brasileira. Internext, 19(3). https://doi.org/10.18568/internext.v19i3.764

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)