DIVERSIDADE E INCLUSÃO: UMA QUESTÃO GLOBAL OU LOCAL?
DOI:
https://doi.org/10.18568/internext.v18i2.730Palavras-chave:
Gestão internacional de recursos humanos, Negócios internacionais, Inclusão no ambiente de trabalho, Caso de ensinoResumo
Objetivo: O presente caso de ensino foca em uma seguradora multinacional de um país desenvolvido, que decide implementar um programa global de recursos humanos para diversidade e inclusão (D&I) em suas subsidiárias, após perceber que algumas delas já desenvolviam iniciativas de sucesso por conta própria. O caso foi pensado para alunos de graduação ou pós-graduação em disciplinas de Negócios Internacionais ou Recursos Humanos, nos cursos de Gestão e Administração de Empresas. Método: Este é um caso fictício, baseado em fontes primárias e secundárias de dados. Uma personagem e empresa fictícias foram criadas para ilustrar o caso, baseado em evidências empíricas sobre multinacionais seguradoras operando no Brasil. Relevância / Originalidade: O caso busca engajar os alunos em uma discussão sobre o quão relevante é a implementação da agenda de D&I nas empresas hoje, e como as multinacionais podem gerenciar a dualidade de estabelecer um programa global para um assunto sensível, em que a diversidade local é tão importante. O caso fornece aos instrutores uma forma dinâmica e de metodologia ativa para ensinar conceitos tradicionais de estratégia global. A contemporaneidade e importância do tema de D&I fomentam uma interessante discussão dos conceitos tradicionais. Contribuições Teóricas: Os alunos são colocados no papel do protagonista, podendo assim treinar habilidades de tomada de decisão. Ao lidar com assuntos de diversidade e inclusão, espera-se que os alunos aprendam conceitos de estratégia global relacionados a estratégias de integração global (IG) versus responsividade local (RL); papéis e contextos das matrizes e subsidiárias; transferências tradicional e reversa de práticas e conhecimento.
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