Desenvolvimento de Competências Digitais e Internacionais em Startups via Aceleradoras de Negócios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v17i1.641

Palavras-chave:

Aceleradoras, Competências, Competências Internacionais, Competências Digitais

Resumo

Objetivo: Diagnosticar como as aceleradoras colaboram para o desenvolvimento de competências internacionais em startups e verificar quais as principais competências internacionais digitais e empreendedoras desenvolvidas no ambiente de aceleração de startups.

Método: A abordagem é qualitativa. O método utilizado é a análise de conteúdo. Os dados foram coletados com gestores de aceleradoras de startups das regiões de São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Principais resultados: Os resultados mostram que as aceleradoras desenvolvem competências digitais internacionais e de Born Globals em startups. Observa-se que determinadas competências são mais refinadas que outras no processo de aceleração e estão concomitantemente ligadas aos pilares das aceleradoras.

Relevância/originalidade: Traz três novas categorias emergentes para a literatura sobre startups: Contratos, Finanças e Big Data/Data Science.

Contribuições teóricas: As aceleradoras de negócios são agentes antecessores ao processo de desenvolvimento de competências e capacidades internacionais, e seu papel no ecossistema de inovação é promover a inovação estratégica e o conhecimento organizacional.

Contribuições para a gestão: Apresentam-se conhecimentos e competências necessárias para que uma empresa em fase inicial possa explorar mercados globais.

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Biografia do Autor

Matheus Soares Eurico Soares de Noronha, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil). 

Doutorando em Administração: Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil). 

Cristina Doritta Rodrigues, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil). 

Doutoranda em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil). 

Claudio Mello, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil). 

Doutorando em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil). 

Felipe Mendes Borini, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo.(Brasil).

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, (Brasil). Professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo.

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Publicado

2021-11-12

Como Citar

Eurico Soares de Noronha, M. S., Rodrigues, C. D., Mello, C., & Borini, F. M. (2021). Desenvolvimento de Competências Digitais e Internacionais em Startups via Aceleradoras de Negócios. Internext, 17(1). https://doi.org/10.18568/internext.v17i1.641