Redes de Imigração Síria no Brasil e Criação de novos Negócios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v17i1.624

Palavras-chave:

Gestão Internacional, Negócios Internacionais

Resumo

Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar como redes étnicas apoiam e influenciam na criação de novos negócios.

Método: Pesquisa de natureza qualitativa e método estudo de casos múltiplos. Entrevistas em profundidade com 24 refugiados sírios, estabelecidos na cidade do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e região metropolitana. As entrevistas foram realizadas entre agosto de 2017 a maio de 2019.

Principais resultados: Os resultados apontam que as redes étnicas influenciaram e disponibilizaram recursos que contribuíram com o processo empreendedor. Constatou-se a importância da atividade empreendedora para a geração de renda dos refugiados, principalmente em negócios relacionados à sua cultura de origem. Os achados confirmaram que as estruturas sociais, são detentoras de um volume significativo de capital social, que permite o acesso a diversos tipos de recursos que promovem o processo empreendedor.

Relevância/originalidade: Este artigo contribui para o debate do empreendedorismo imigrante realizado por refugiados em solo brasileiro, apontando para a importância e os efeitos das redes sociais e do capital social no desenvolvimento de novos negócios

Contribuições teóricas/metodológicas: Maior compreensão sobre dinâmica local do empreendedorismo imigrante, redes sociais e capital social. Amplia os modelos conceituais e teóricos estabelecidos no estudo do processo empreendedor Imigrante.

Contribuições sociais: Importância da atividade empreendedora de imigrantes na geração de renda e no desenvolvimento da economia local. Os achados revelam a necessidade de políticas públicas que apoiem o empreendedorismo imigrante no Brasil.

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Biografia do Autor

Gislene Cordeiro da Silva Diniz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC, Minas Gerais, (Brasil). 

Doutoranda Programa de Pós Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica - Puc, Minas Gerais, (Brasil). Professora nas cadeiras de Contabilidade Avançada e Controladoria na Faculdade MInas Gerais - FAMIG

Liliane de Oliveira Guimarães, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC, Minas Gerais, (Brasil). 

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - FGV, São Paulo, (Brasil). Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC, Minas Gerais, (Brasil).

Roberto Pessoa de Queiroz Falcão, Universidade Federal Fluminense - UFF, Rio de Janeiro, (Brasil).

Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC, Rio de Janeiro, (Brasil). Professor de Empreendedorismo na Universidade Federal Fluminense  - UFF, Rio de Janeiro, (Brasil).

Eduardo Picanço Cruz, Universidade Federal Fluminense - UFF, Rio de Janeiro, (Brasil).

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, (Brasil). Professor Associado II do Departamento de Empreendedorismo e Gestão - STE da Universidade Federal Fluminense - UFF, Rio de Janeiro, (Brasil). Coordenador do projeto de pesquisa de Empreendedorismo de Imigrantes e o Curso de MBA Executivo em Gestão Empreendedora.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Diniz, G. C. da S., Guimarães, L. de O., Falcão, R. P. de Q., & Cruz, E. P. (2022). Redes de Imigração Síria no Brasil e Criação de novos Negócios. Internext, 17(1), 01–21. https://doi.org/10.18568/internext.v17i1.624

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