Follow-Me: Análise dos Construtos que Influenciam na Tomada de Decisão de Seguidores Ligados a Influenciadores Digitais no Contexto Virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v15i2.582

Palavras-chave:

Influenciadores Digitais, Tomada de Decisão, Boca-a-Boca Eletrônico

Resumo

Objetivo: O presente estudo tem como objetivo analisar a relação existente entre os construtos Confiança, Boca-a-Boca Eletrônico (E-WOM) e Engajamento com a Tomada de Decisão de consumo dos indivíduos que seguem os Influenciadores Digitais no contexto virtual. 

Método: O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem quantitativa exploratória utilizando o Survey com 147 respondentes, onde foi utilizada a técnica da análise fatorial exploratória (AFE), seguido de regressão linear multivariada.

Principais Resultados: Os resultados apontam que os construtos Confiança e Engajamento influenciam na Tomada de Decisão de consumo dos seguidores de influenciadores digitais, enquanto Boca-a-Boca Eletrônico (E-WOM) não apresentou significância na relação com a Tomada de Decisão dos indivíduos que seguem os influenciadores digitais.

Relevância/Originalidade: Embora confiança, engajamento e Boca-Boca sejam, construtos amplamente testados no marketing quanto ao comportamento de consumo, ainda não se tem evidências de como esses construtos efetivamente são percebidos e se relacionam no contexto dos influenciadores digitais. Portanto, busca-se contribuir com a literatura quanto aos efeitos desses construtos em um ambiente específico do marketing digital, significativamente novo que pode ter efeito no processo de tomada de decisão dos consumidores.

Contribuições teóricas/metodológicas: Destaca-se a utilização da AFE como necessário à verificação da existência dos construtos em um novo ambiente de geração de consumo e sua associação com a técnica de regressão multivariada para determinação dos efeitos quanto a tomada de decisão dos consumidores.

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Biografia do Autor

Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutorando professor da Escola de Administração Penitenciária do Pará - EAP e professor efetivo Classe A, Assistente - A - 1 da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA,

Everaldo Marcelo Souza da Costa, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutor em Administração pela Universidade da Amazônia com PROCAD na FGV-EAESP (2014/2018). Professor do Programa de pós Graduação em Administração (PPAD) e do Programa de mestrado profissional em Gestão de conhecimentos para o desenvolvimento socioambiental (PPGC), da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Sérgio Castro Gomes, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Minas Gerais. Realiza estagio Pós-Doutoral em Administração de Empresas na Escola de Administração de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Atualmente exerce atividades técnicas na Escola de Governança do Estado do Pará como pesquisador do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (CEPPE/EGPA). É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Emilio Jose Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia - UNAMA

Pós-Doutorado na Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) no departamento de mercadologia (MCD) (2012/2014). Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo, Italy. Professor e pesquisador do Programa de Doutorado e Mestrado da Universidade FUMEC em Belo Horizonte, Minas Gerais, atuando na linha de pesquisa Estratégia e Tecnologias em Marketing. Coordenador Associado do PROCAD 2013 FGV/UNAMA/UNIR/UECE.

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Publicado

2020-04-21

Como Citar

Gammarano, I. de J. L. P., Souza da Costa, E. M., Gomes, S. C., & Arruda Filho, E. J. M. (2020). Follow-Me: Análise dos Construtos que Influenciam na Tomada de Decisão de Seguidores Ligados a Influenciadores Digitais no Contexto Virtual. Internext, 15(2), 90–106. https://doi.org/10.18568/internext.v15i2.582

Edição

Seção

Artigos