Experiências de Internacionalização de Pequenas Empresas de Software e Conhecimentos Obtidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v15i2.573

Palavras-chave:

Processo de Internacionalização, Pequenas Empresas, Software

Resumo

Objetivo: o objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as formas de entrada e os conhecimentos obtidos por pequenas empresas de software em experiências de internacionalização.

Método: é um estudo qualitativo, realizado com cinco estudos de casos de pequenos empreendedores. Foram utilizados dados primários e secundários. Dados primários foram obtidos em nove entrevistas abertas e semiestruturadas, e os dados secundários em web sites das empresas. Os dados foram categorizados em formas de entrada e conhecimentos obtidos. Os dados desta última categoria foram complementarmente analisados com uso do software Iramuteq.

Principais resultados: como conhecimentos gerados, foram identificadas seis classes de conhecimentos, sendo: a) mercados e destinos; b) ação para colocar o produto no mercado internacional; c) apoio e busca de conhecimentos externos; d) necessidade de qualificação para o processo de internacionalização e parcerias locais; e) visão do mercado local; f) complexidade do processo de internacionalização.

Relevância/originalidade: o estudo das experiências de internacionalização e conhecimentos obtidos é uma abordagem original, pois destaca as formas de entrada e os conhecimentos obtidos por pequenas empresas de software em experiências de internacionalização. 

Contribuições teóricas/metodológicas: os resultados mostraram que a aprendizagem nas experiências de internacionalização favoreceu o aumento do conhecimento de mercado internacional e contribuiu para melhoria de competitividade no mercado local.

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Biografia do Autor

Alessandra Herranz Gazquez, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Doutoranda em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, Paraná, (Brasil). 

Hilka Pelizza Vier Machado, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Pós doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Rio Grande do Norte. professora Titular no Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, Paraná.

 

Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Doutor em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE - IE/UFRJ). Vice-Coordenador e professor do curso de Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá - UniCesumar, Paraná.

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Publicado

2020-04-02

Como Citar

Gazquez, A. H., Machado, H. P. V., & Urpia, A. G. B. da C. (2020). Experiências de Internacionalização de Pequenas Empresas de Software e Conhecimentos Obtidos. Internext, 15(2), 18–36. https://doi.org/10.18568/internext.v15i2.573

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