Gerdau S.A.: a empresa brasileira mais internacionalizada
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.22194-220Palavras-chave:
Teorias de internacionalização, Estratégias de Negócios, Fusões e Aquisições, Internationalization theories, Business strategies, Mergers and acquisitionResumo
Muitas empresas dos países em desenvolvimento não se consideram aptas a explorar outros mercados devido à distância tecnológica entre as empresas globais e os seus padrões locais. O artigo mostra que existe espaço para a inovação empresarial oriunda de países em desenvolvimento, e ela é um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso de suas empresas na conquista do mercado mundial. Descreve o processo de expansão internacional da Gerdau S.A., que começou com exportações e evoluiu para a aquisição de empresas siderúrgicas na América Latina, América do Norte e Europa, num total de 32 usinas em 10 países, sendo 21 no exterior, que empregam mais de 32 mil funcionários. Hoje, a empresa possui valor de mercado estimado em 10 bilhões de dólares e 111.000 acionistas. Analisa-se sua estratégia de internacionalização à luz das teorias econômicas, comportamentais e estratégicas e verifica-se que a trajetória internacional pode ser explicada por aspectos característicos de cada uma dessas teorias. Um traço importante na cultura da empresa é a transferência de seu modelo de negócios, estrutura, valores e tecnologia para as empresas adquiridas, sem deixar de considerar as necessárias adaptações às culturas locais.Downloads
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