Pressão cambial e a decisão de internecionalização: o caso Marcopolo no período 2004/2005
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.11203-220Palavras-chave:
Internacionalização, Câmbio, Marcopolo, Internationalization, Exchange Rates,Resumo
Este trabalho examina procedimentos de internacionalização de empresa brasileira, a Marcopolo, ao longo dos anos de 2004 e 2005.O objetivo não é debater aspectos conjunturais (pressão cambial, essencialmente) mas acompanhar decisões organizacionais tomadas a partir dela. Internacionalização de empresas obedece a dois quadros teóricos: o econômico e o organizacional. Estudo com 76 empresas brasileiras que operam em mercados internacionais mostrou a presença da “interpretação gradualista da Escola de Uppsala”, mas “resultados superiores” ocorrem com desempenho global e menor dependência ao mercado doméstico. A adesão ao “paradigma eclético de produção internacional” ocorreu na Marcopolo que procurou além fronteiras os meios de obter "margens mais adequadas" de lucros. A internacionalização da Marcopolo foi menos um processo de ação comportamental e mais uma reação às condições de produção locais adversas.Downloads
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