Uso de redes no decorrer do processo de internacionalização: Estudo longitudinal no setor de software
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.12162-75Palavras-chave:
Redes, Capital Social, Internacionalização, RelacionamentosResumo
Este estudo, a partir de perspectiva longitudinal e por meio de descrição densa, busca obter entendimento de como empresas brasileiras de software acessam as redes de parceiros internacionais e as utilizam ao longo do tempo em seu processo de internacionalização. Foram analisados quatro relacionamentos em díade entre empresas brasileiras de software e empresas internacionais, atuantes em vários países. A coleta de dados considerou tanto fontes primárias quanto secundárias, permitindo a triangulação. O uso de entrevistas com mais de um dirigente da empresa ao longo de vários anos também serviu ao propósito de triangulação. A análise de dados seguiu o protocolo recomendado para estudos de caso: descrição, codificação teórica e identificação de padrões e contrastes, incluindo comparação com a teoria e entre casos. É feita uma descrição e categorização dos processos identificados. A análise longitudinal dos relacionamentos estudados mostra uma sequência de etapas que caracterizam sua evolução. Foram identificados dois processos de evolução dos relacionamentos nas redes: entre empresas menores com multinacionais e entre empresas de porte similar. O estudo traz contribuições relevantes ao entendimento de como se iniciam e evoluem redes de relacionamento internacionais ao longo do tempo, em particular no que se refere ao papel das relações pessoais.Downloads
Referências
▪ Anderson, JC, Hakansson, H., & Johanson, J. (1994). Dyadic business relationships Within the business network context. Journal of Marketing , 58 (4) 1-15.
▪ APSCF (2000). The smart card: key to the new economy. Asia Pacific Smart Card Forum Available in http://ict-industry-reports.com/wp-content/uploads/sites/4/2013/10/2000-Profile-of-the-Australian-Smartcard-Industry.pdf. Accessed on 04/01/2016.
▪ Avaya (2016). Available in Q1 http://www.avaya.com/investors/usa/document/avaya-2015--10-k_final.pdf. Accessed on 10/10/2016.
▪ Blankenburg, D., & Johanson, J. (1992). Managing network connections in international business. Scandinavian International Business Review , 1 (1): 5-19.
▪ Buciuni, G., & Spring, L. (2014). How do entrepreneurial Firms establish cross-border relationships? The global value chain perspective. International Journal of Entrepreneurship, 12 , 67-84.
▪ Coeurderoy, R., Cowling, M., Licht, G. and Murray, G. (2012). Young firm internationalization and Survival: empirical tests on a panel of 'adolescent' new technology-based Firms in Germany and the UK. International Small Business Journal , 30 , 472-492.
▪ Coviello, N. (2006). The network dynamics of international new venture. Journal of International Business Studies , 37 (5), 713-731.
▪ Coviello, NE, & Munro, HJ (1995). Growing the entrepreneurial firm: networking for international market development. European Journal of Marketing , 29 (7), 49-51.
▪ Crick, D., & Spence, M. (2005). The internationalization of "high performing" UK SMEs high-tech: the study of planned and unplanned strategies. International Business Review , 14 , 167-185.
▪ Felzensztein, C. Ciravegna, L., Robson, P., & Amoros JE (2015). Networks, entrepreneurial orientation, scope and internationalization: evidence from Chilean small and medium enterprises. Journal of Small Business Management , 53 , 145-160.
▪ Ghauri, P. (2004). Designing and conducting case studies in international business research. in: R. Marschan-Piekkari, & Welch C. (Eds.). Handbook of qualitative research methods in international business (P.109-124). Cheltenham, UK: Edward Elgar.
▪ Harris, S. & Wheeler, C. (2005). Entrepreneurs' internationalization relationship is: functions, origins and strategies. International Business Review , 14 , 187-207.
▪ Hassett, ME-Mäntymäki & Paavilainen, E. (2013). Longitudinal research in organizations: an introduction. In Me Hassett, E. & Paavilainen-Mäntymäki (Eds.). Handbook of Methods in longitudinal research and business organization studies (P.1-22) . Cheltenham, UK: Edward Elgar.
▪ Hoang, H., & Antončič, B. (2003). Network-based research in entrepreneurship: a critical review. Journal of Business Venturing , 18 , 165-187.
▪ Holmlund, M. & Koch, S. (1998). Relationships and the internationalization of Finnish small and medium-sized companies. International Small Business Journal , 16 (4) 46-64.
▪ Johanson , J. & Mattsson, LG (1987). Interorganizational relations in industrial systems: a network approach Compared with the transaction-cost approach. International Studies of Management & Organization , 17 (1), 34-48.
▪ Johanson, J., & Mattsson, LG (1993). Internationalization in industrial systems - a network approach. In PJ Buckley & Ghauri P. (Eds.). The internationalization of the firm: a reader (Pp.303-321). London: Academic Press.
▪ Johanson, J., & Vahlne, JE (2009). The Uppsala internationalization process model revisited: From liability of foreignness to liability of outsidership. Journal of International Business Studies , 40 (9), 1411-1431.
▪ Johanson, J., & Vahlne, JE (2011). Markets the networks: implications for strategy-making. Journal of the Academy of Marketing Science , 39 , 484-491.
▪ Jones, M., N. Coviello, & Tang, Y. (2011). International Entrepreneurship research (1989-2009): The domain ontology and thematic analysis. Journal of Business Venturing , 26 , 632-659.
▪ Kiss, A., Danis, W., & Cavusgil S. (2012). International entrepreneurship research in emerging economies: A critical review and research agenda. Journal of Business Venturing , 27 , 266-290.
▪ Klyver, K., & Grant, S. (2010). Gender differences in entrepreneurial networking and participation. International Journal of Gender and Entrepreneurship , 2 (3), 213-227.
▪ Masango, S., & Marinova, S. (2014). Knowledge-based network ties in early rapidly internationalising small Firms: the missing link? International Entrepreneurship Management Journal , 10 , 471-486.
▪ Noesis (2015). Helping your business grow faster. Available in https://www.noesis.pt/media/50927/noesis_institucional.pdf . Accessed on 04/01/2016.
▪ Pauwels, P., & Matthyssens, P. (2004). The architecture of multiple case study research in international business. In R. Marschan-Piekkari, & Welch C. (Eds.). Handbook of qualitative research methods in international business (P.125-143). Cheltenham, UK: Edward Elgar
▪ Roberts, SB, & Child, J. (2012). Building social capital for internationalization. Contemporary Administration Magazine , 16 (1), 23-38.
▪ Schwens, C., & Kabst, R. (2009). How early opposed to late internationalizers learn: experience of others and paradigms of interpretation. International Business Review , 18 , 509-522.
▪ Sepulveda, F., & Gabrielsson, M. (2013). Network development and firm growth: and resource-based study of B2B born globals. Industrial Marketing Management , 42 , 792-804.
▪ Sharma, DD, & Blomstermo, A. (2003). The internationalization process of born globals: a network view. International Business Review , 12 (6), 739-753.
▪ Sigmund, S. Semrau, T., & Wegner, D. (2015). Networking ability and the financial performance of new ventures: moderating effects of joint size, institutional environment, and Their interaction. Journal of Small Business Management , 53 (1), 266-283.
▪ Tang, YK (2011). The influence of networking on the internationalization of SMEs: evidence from internationalized Chinese Firms. International Small Business Journal , 29 (4), 374-398.
▪ Vasilchenko, E., & Morrish, S. (2011). The role of entrepreneurial networks in the exploration and exploitation of internationalization opportunities by information and communication technology Firms. Journal of International Marketing , 19 (4), 88-105.
▪ VFJ Technology (2016). Profile. Available in http://www.vfjtech.com.cn/profile.html . Accessed on 04/01/2016.
▪ Yli-Renko, H., Autio, E., & Sapienza, HJ (2001). Social capital, knowledge acquisition, and knowledge exploitation in young technology-based Firms. Strategic Management Journal , 22 (6/7), 587-613.
▪ Yu, J., Gilbert, BA, & Oviatt, BM (2011). Effects of alliances, time, and network cohesion on the initiation of foreign sales by new ventures. Strategic Management Journal , 32 , 424-446.
▪ Zhou, L., Wu, W., & Luo, X. (2007). Internationalization and the performance of born-global SMEs: the mediating role of social networks. Journal of International Business Studies, 38(4), 673-690.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html