A internacionalização da GOL Transportes Aéreos: um desafio enfrentado com criatividade estratégica
Resumo
O artigo discute a internacionalização da GOL Transportes Aéreos S/A no âmbito da América do Sul, identificando as alternativas viáveis à época (2005), explorando a adequação da estratégia utilizada, em confronto com suas competências essenciais, obtendo, assim, vantagens competitivas sustentáveis, as quais explicariam o sucesso alcançado em
breve intervalo de tempo. A expansão internacional da GOL realizada no período envolveu a Argentina (Buenos Aires, Córdoba e Rosário), Bolívia (Santa Cruz de la Sierra), Paraguai (Assunção) e Uruguai (Montevidéu). Seu sucesso decorreu da prevalência de vôos de ponta de linha, permitindo que seu custeio fosse feito considerando apenas seus custos variáveis.
Nessas condições, foi possível à empresa praticar tarifas bastante competitivas, dirigidas a públicos muito sensíveis a preço. No seu posicionamento competitivo, foi elemento essencial sua plataforma de aeronaves 737, particularmente adequadas à alta utilização diária da frota.
Elementos fundamentais na articulação estratégica foram a criatividade da empresa, o amplo domínio dos instrumentos legais existentes, assim como a sua flexibilidade, adaptando-se ás várias condições ambientais reinantes.
breve intervalo de tempo. A expansão internacional da GOL realizada no período envolveu a Argentina (Buenos Aires, Córdoba e Rosário), Bolívia (Santa Cruz de la Sierra), Paraguai (Assunção) e Uruguai (Montevidéu). Seu sucesso decorreu da prevalência de vôos de ponta de linha, permitindo que seu custeio fosse feito considerando apenas seus custos variáveis.
Nessas condições, foi possível à empresa praticar tarifas bastante competitivas, dirigidas a públicos muito sensíveis a preço. No seu posicionamento competitivo, foi elemento essencial sua plataforma de aeronaves 737, particularmente adequadas à alta utilização diária da frota.
Elementos fundamentais na articulação estratégica foram a criatividade da empresa, o amplo domínio dos instrumentos legais existentes, assim como a sua flexibilidade, adaptando-se ás várias condições ambientais reinantes.
Palavras-chave
Internacionalização; Transporte Aéreo; Empresas Low Cost; Low Fares; Estratégia Competitiva; Competências Essenciais; Flexibilidade Estratégica; Acordos Bilaterais; Acordo de Fortaleza; Internationalization; Air Transport; Low Cost; Low Fares Companies;
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.11151-167
Article Metrics
Metrics Loading ...
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Internext