A internacionalização da GOL Transportes Aéreos: um desafio enfrentado com criatividade estratégica
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.11151-167Palavras-chave:
Internacionalização, Transporte Aéreo, Empresas Low Cost, Low Fares, Estratégia Competitiva, Competências Essenciais, Flexibilidade Estratégica, Acordos Bilaterais, Acordo de Fortaleza, Internationalization, Air Transport, Low Cost, Low Fares Companies,Resumo
O artigo discute a internacionalização da GOL Transportes Aéreos S/A no âmbito da América do Sul, identificando as alternativas viáveis à época (2005), explorando a adequação da estratégia utilizada, em confronto com suas competências essenciais, obtendo, assim, vantagens competitivas sustentáveis, as quais explicariam o sucesso alcançado em breve intervalo de tempo. A expansão internacional da GOL realizada no período envolveu a Argentina (Buenos Aires, Córdoba e Rosário), Bolívia (Santa Cruz de la Sierra), Paraguai (Assunção) e Uruguai (Montevidéu). Seu sucesso decorreu da prevalência de vôos de ponta de linha, permitindo que seu custeio fosse feito considerando apenas seus custos variáveis. Nessas condições, foi possível à empresa praticar tarifas bastante competitivas, dirigidas a públicos muito sensíveis a preço. No seu posicionamento competitivo, foi elemento essencial sua plataforma de aeronaves 737, particularmente adequadas à alta utilização diária da frota. Elementos fundamentais na articulação estratégica foram a criatividade da empresa, o amplo domínio dos instrumentos legais existentes, assim como a sua flexibilidade, adaptando-se ás várias condições ambientais reinantes.Downloads
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