Evolution in franchising: Trends and new perspectives

Autores

  • Luis Fernando Varotto University Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo, SP, Brazil
  • Leonardo Aureliano-Silva Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.12331-42

Palavras-chave:

franchising, marketing, theoretical approaches

Resumo

Franchising como um conceito legal ou de marketing não é recente. Ele surge como como um sistema de negócios estruturado nos EUA, por volta de 1860 quando a The Singer Company estabelece uma rede de revendas para máquinas de costura. Atualmente o franchising é uma das formas de negócio de mais rápido crescimento no mundo. A evolução das teorias que buscam explicar os sistemas de franquia tem sido publicadas em periódicos acadêmicos de tempos em tempos, mas até o momento não houve um estudo que tenha estabelecido uma análise de rede social para quantificar o grau de centralidade e de coesão do relacionamento entre os principais autores, periódicos, métodos e teorias em franquia. Por isso o principal propósito deste estudo é o de ampliar o conhecimento sobre franchising por meio de uma extensa pesquisa sobre suas principais perspectivas teóricas em periódicos acadêmicos internacionais relevantes, mostrando a evolução da área, ressaltando as suas principais questões, autores e métodos. Por meio de uma seleção de 130 artigos de 1966 a 2015, o estudo investiga cinco teorias relevantes em franquias: (1) Teoria da Aquisição de Recursos, (2) Teoria da Agência, (3) Analise dos Custos de Transação, (4) Teoria da Sinalização, e (5) Teoria dos Direitos de Propriedade. Uma análise estatística de característica descritiva foi realizada com o objetivo de
identificar os principais autores e tendências com as teorias mais utilizadas em artigos sobre franquias. As descobertas mostram a Teoria da Agência, a Teoria da Sinalização e a Teoria da Aquisição de Recursos como as principais perspectivas utilizadas em estudos sobre franchising, mas outras perspectivas têm ampliado sua presença, principalmente a Teoria Institucional e a Perspectiva Baseada em Recursos. As principais variáveis dependentes e independentes cobrem uma ampla variedade de construtos, porém propriedade, desempenho, idade, tamanho, crescimento, dispersão geográfica e internacionalização tem sido as mais citadas.

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Biografia do Autor

Luis Fernando Varotto, University Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo, SP, Brazil

Doutor em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e Mestrado em Administração (Marketing) pela mesma instituição (2012). Possui graduação em Administração pela Universidade São Francisco (2002). Atuo como professor no curso de Administração na Universidade Nove de Julho em nível de bacharelado. Atua como professor doutor e pesquisador no Mestrado Profissional de Gestão em Alimentos e Bebidas - Universidade Anhembi-Morumbi - UAM e na Escola Superior de Propaganda e Marekting ESPM como professor dos curso de graduação. Também atua como pesquisador nas temáticas; psicologia do consumidor (processos cognitivos e afetivos), marcas, cultura do consumo e celebridades

Leonardo Aureliano-Silva, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, SP

Doutor em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e Mestrado em Administração (Marketing) pela mesma instituição (2012). Possui graduação em Administração pela Universidade São Francisco (2002). Atua como professor no curso de Administração na Universidade Nove de Julho em nível de bacharelado. Atua como professor doutor e pesquisador no Mestrado Profissional de Gestão em Alimentos e Bebidas - Universidade Anhembi-Morumbi - UAM e na Escola Superior de Propaganda e Marekting ESPM como professor dos curso de graduação. Também atua como pesquisador nas temáticas; psicologia do consumidor (processos cognitivos e afetivos), marcas, cultura do consumo e celebridades.

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Publicado

2017-11-12

Como Citar

Varotto, L. F., & Aureliano-Silva, L. (2017). Evolution in franchising: Trends and new perspectives. Internext, 12(3), 31–42. https://doi.org/10.18568/1980-4865.12331-42