Efeitos das distâncias e recursos da empresa no desempenho exportador de empresas

Autores

  • Givanildo Silva Universidade Regional de Blumenau, FURB, Blumenau, SC
  • Mohamed Amal Doutor em Engenharia da Produção. Professor no Programa de Pós graduação em Administração e no departamento de Economia na Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB.
  • Gérson Tontini Universidade Regional de Blumenau, FURB, Blumenau, SC
  • Gustavo da Rosa Borges Universidade Federal do Pampa – UFP, Dom Pedrito, RS

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.1031-14

Palavras-chave:

Distância institucional, Determinantes de exportação, Recursos da empresa

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar o efeito da distância sobre o desempenho exportador das empresas de Santa Catarina e em que medida tal efeito é moderado pelas características das equipes de exportação e pelos recursos organizacionais. A literatura indica que quanto maior a distância, menor é o desempenho exportador. Foi utilizada regressão linear múltipla e análise de variância a partir de levantamento de atributos e satisfação de exportação em uma amostra final de 49 empresas produtoras exportadoras. Os resultados confirmaram que quanto maior a distância institucional, menor é o desempenho exportador. Foi confirmado o efeito moderador dos recursos da organização, pois a experiência internacional, o conhecimento de mercado, as formas de negociação e os comportamentos da equipe possuem relação positiva com maior desempenho exportador, bem como, o planejamento estratégico influencia o valor total de exportações, o crescimento no volume, e os resultados gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Givanildo Silva, Universidade Regional de Blumenau, FURB, Blumenau, SC

Doutorado em andamento em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Mohamed Amal, Doutor em Engenharia da Produção. Professor no Programa de Pós graduação em Administração e no departamento de Economia na Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Professor do doutorado em administração.

Gérson Tontini, Universidade Regional de Blumenau, FURB, Blumenau, SC

Doutor em Engenharia Mecânica. Professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Gustavo da Rosa Borges, Universidade Federal do Pampa – UFP, Dom Pedrito, RS

Doutor em Administração. Professor titular da Universidade Federal do Pampa – UFP

Referências

AULAKH, P.; KOTABE, M.; TEEGEN, H. Export Strategies and Performance of Firms from Emerging Economies: Evidence from Brazil, Chile, and Mexico. Academy of Management Journal, v.43, n.3, p.342-361, 2000.

BARKEMA, Harry; BELL, John; PENNINGS, J. M. E. Foreign entry, cultural barriers and learning. Strategic Management Journal, v. 17, n. 2, p. 151-166, 1996.

BARNEY, Jay; WRIGHT, Mike; KETCHEN, David J. The resource-based view of the firm: Ten years after 1991.

Journal of Management, v. 27, n. 6, p. 625-641, 2001. DOI 10.1177/014920630102700601

BARNEY, Jay. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 17, n. 1, p. 99-120, 1991.

BECKERMAN, W. Distance and the pattern of intra-European trade. The Review of Economics and Statistics, v. 38, n. 1, p. 31-40, 1956. DOI 10.2307/1925556

CARNEIRO, Jorge; ROCHA, Angela da; SILVA, Jorge Ferreira da. Determinants of export performance: a study of large Brazilian manufacturing firms. BAR-Brazilian Administration Review, v. 8, n. 2, p. 107-132, 2011. DOI 10.1590/s1807-76922011000200002

DICHTL, Erwin; KOEGLMAYR, Hans-Georg; MUELLER, Stefan. International orientation as a precondition for export success. Journal of International Business Studies, v. 21, n. 1, p. 23-40, 1990.

DIMAGGIO, P. J.; POWELL, W. W. The iron cage revisited: Institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American Sociological Review, v. 48, n. 2, p. 147-160, 1983. DOI 10.2307/2095101

DOW, Douglas; KARUNARATNA, Amal. Developing a multidimensional instrument to measure psychic distance stimuli. Journal of International Business Studies, v. 37, n. 5, p. 578-602, 2006.

GHEMAWAT, Pankaj. Distance still matters. Harvard Business Review, v. 79, n. 8, p. 137-147, 2001.

HAIR JR, J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HÅKANSON, Lars; AMBOS, Björn. The antecedents of psychic distance. Journal of International Management, v. 16, n. 3, p. 195-210, 2010. DOI 10.1016/j.intman.2010.06.001

HE, Xinming; BROUTHERS, Keith D.; FILATOTCHEV, Igor. Resource-based and institutional perspectives on export channel selection and export performance. Journal of Management, v. 39, n. 1, p. 27-47, 2012. DOI 10.1177/0149206312445926

HENRIQUES, Irene; SADORSKY, Perry. The determinants of an environmentally responsive firm: an empirical approach. Journal of Environmental Economics and Management, v. 30, n. 3, p. 381-395, 1996.

HOFFMAN, Andrew J. Linking organizational and field-level analyses the diffusion of corporate environmental practice. Organization & Environment, v. 14, n. 2, p. 133-156, 2001.

HUTZSCHENREUTER, Thomas; VOLL, Johannes C.; VERBEKE, Alain. The impact of added cultural distance and cultural diversity on international expansion patterns: A Penrosean perspective. Journal of Management Studies, v. 48, n. 2, p. 305-329, 2011. DOI 10.1111/j.1467-6486.2010.00966.x

JOHANSON, Jan; VAHLNE, Jan-Erik. The internationalization process of the firm – a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of International Business Studies, v. 8, n. 1, p. 23-32, 1977. DOI 10.1057/palgrave.jibs.8490676

JOHANSON, Jan; VAHLNE, Jan-Erik. The Uppsala internationalization process model revisited: From liability of foreignness to liability of outsidership. Journal of International Business Studies, v. 40, n. 9, p. 1411-1431, 2009. DOI 10.1057/jibs.2009.24

KIRKMAN, Bradley L.; LOWE, Kevin B.; GIBSON, Cristina B. A quarter century of culture's consequences: A review of empirical research incorporating Hofstede's cultural values framework. Journal of International Business Studies, v. 37, n. 3, p. 285-320, 2006.

LEONIDOU, L. C. et al. Marketing strategy determinants of export performance: a meta-analysis. Journal Business Research, vol. 55, n.1, p.51 – 67, 2002.

LEUNG, K.; BHAGAT, R. S.; BUCHAN, N. R., EREZ, M.; GIBSON, C. B. Culture and international business: recent advances and their implications for future research. Journal of International Business Studies, v. 36, n.4, p. 357-378, 2005. DOI 10.1057/palgrave.jibs.8400150

MADSEN, T. K. Successful export marketing management: some empirical evidence. International Marketing Review, vol. 6, n. 4, p. 41-57, 1989.

MEYER, J. W.; ROWAN, B. Institutionalized organizations: Formal structure as myth and ceremony. American Journal of Sociology, v. 83, n. 2, p. 340, 1977. DOI 10.1086/226550

MEYER, Klaus E.; MUDAMBI, Ram; NARULA, Rajneesh. Multinational enterprises and local contexts: the opportunities and challenges of multiple embeddedness. Journal of Management Studies, v. 48, n. 2, p. 235-252, 2011. DOI 10.1111/j.1467-6486.2010.00968.x

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. Empresas brasileiras exportadoras por países de destino ou por Unidade da Federação. 2014. Disponível em: http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1444&refr=603. Acesso em: 13 jan. 2014.

NORTH, D. C. Institutions. The Journal of Economic Perspectives, v. 5, n. 1, p. 97-112, 1991. DOI 10.1257/jep.5.1.97

OLIVER, C. Sustainable competitive advantage: Combining institutional and resource-based views. Strategic Management Journal, v. 18, n. 9, p. 697-713, 1997. DOI 10.1002/(sici)1097-0266(199710)18:9<697::aid-smj909>3.0.co;2-c

PENG, Mike W.; WANG, Denis YL; JIANG, Yi. An institution-based view of international business strategy: A focus on emerging economies. Journal of International Business Studies, v. 39, n. 5, p. 920-936, 2008.

PLATCHEK, Renata Bertoldi; FLORIANI, Dinorá Eliete; BORINI, Felipe Mendes. A Influência do Grau de Internacionalização no Desempenho das Empresas Têxteis. Revista Gestão Organizacional, v. 5, n. 1, p. 70-81, 2012.

SHENKAR, Oded. Cultural distance revisited: Towards a more rigorous conceptualization and measurement of cultural differences. Journal of International Business Studies, v. 32, n. 3, p. 519-535, 2001. DOI 10.1057/palgrave.jibs.8490982

SOUSA, Carlos MP; BRADLEY, Frank. Cultural distance and psychic distance: two peas in a pod?. Journal of International Marketing, v. 14, n. 1, p. 49-70, 2006.

VIEIRA, Valter Afonso; FAIA, Valter da Silva. Efeitos Moderadores Duplos e Triplos na Análise de Regressão. XXXVIII Encontro da Anpad. Rio de Janeiro, 2014.

Publicado

2015-12-18

Como Citar

Silva, G., Amal, M., Tontini, G., & Borges, G. da R. (2015). Efeitos das distâncias e recursos da empresa no desempenho exportador de empresas. Internext, 10(3), 1–14. https://doi.org/10.18568/1980-4865.1031-14