Superando a liability of outsidership na China: A experiência das empresas brasileiras no desenvolvimento do guanxi
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.10344-57Palavras-chave:
Internacionalização, Liability of Outsidership, Guanxi, Redes, ChinaResumo
À luz das discussões sobre internacionalização de empresas, uma abordagem teórica defende que as principais barreiras no processo de internacionalização estão relacionadas ao ônus de estar fora das redes de relacionamento internacionais, ou seja, enfrentam a chamada liability of outsidership. Considerando a relevância da China para o Brasil e a complexidade das relações de negócios no país (guanxi), este estudo se propôs a investigar como empresas brasileiras que operam na China desenvolvem guanxi como meio de superar a liability of outsidership, com base no modelo teórico de Chen e Chen (2004). Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e qualitativa, sendo realizado um estudo de casos múltiplos em quatro empresas brasileiras do setor de serviços que possuem filial na China. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas. Para o tratamento dos dados, optou-se pela análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo 8.0. Os resultados identificaram as motivações na internacionalização para a China, as dificuldades enfrentadas decorrentes da liability of outsidership, a importância e os benefícios do guanxi, e as atividades realizadas para o seu desenvolvimento. Espera-se que este trabalho contribua para geração de conhecimento sobre a internacionalização das empresas brasileiras para a China.
Downloads
Referências
AHARONI, Y. The foreign investment process. Boston, MA: Division of Research, Graduate School of Business Administration, Harvard University, 1966.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições, 70 p. 2010.
BELL, D. Guanxi: a nesting of groups. Wenner-Gren Foundation for Anthropological, v. 41, n.1, p. 133- 138, 2000.
CARNEIRO, J.; DIB, L. A. Avaliação comparativa do escopo descritivo e exploratório dos principais modelos de internacionalização de empresas. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 2, n. 1, p. 1-25, 2007.
CEBC - Conselho Empresarial Brasil China, 2012. Empresas Brasileiras na China: presença e experiências. Junho, 2012. Disponível em: http://www.cebc.org.br/sites/default/files/pesquisa_presenca_das_empresas_brasileiras_na_china_-_presenca_e_experiencias.pdf. Acesso em: 31/10/2015.
CHEN, M. Asian management systems: chinese, japanese and korean styles of business. 1st ed. London: Cengage Learning Emea, 1995.
CHEN, X. P.; CHEN, C. C. On the intricacies of the chinese Guanxi: a process model of Guanxi development. Asia Pacific Journal of Management, v. 21, n. 3, p. 305−324, 2004. DOI: 10.1023/B:APJM.0000036465.19102.d5
CYERT, R.; MARCH, J. A behavioral theory of the firm. New York: Prentice Hall, 1963.
DUNNING, J. The eclectic paradigm of international production: a restatement and some possible extensions. Journal of International Business Studies, v. 19, n.1, p. 1-31, 1988.
ERIKSSON, K.; JOHANSON, J., MAJKGARD, A.; SHARMA, D. D. Experiential knowledge and cost in the internationalization process. Journal of International Business Studies, v. 28, n. 2, p. 337–360, 1997.
FAIRBANK, J.K, GOLDMAN, M. China - Uma Nova História. Porto Alegre: L&PM, 2007.
FLEURY, A. C. C.; FLEURY, M. T. L. Multinacionais brasileiras: competências para a internacionalização. São Paulo: FGV, 2012.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. C. C. Internacionalização e os países emergentes. São Paulo: Atlas, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
HAIHUA, Z.; BAKER, G. Think like Chinese. Sydney: The Federation Press. 2008.
HOLM, D. B.; ERIKSSON, K.; JOHANSON, J. Business Networks and Cooperation in International Business Relationships. Journal of International Business, v. 27, n. 5, p. 1033-1053, 1996.
HWANG, K. K. Face and favor, the chinese power game. The American Journal of Sociology, v. 92, n. 4, p. 944−974, 1987. DOI: 10.1086/228588
JOHANSON J.; VAHLNE J.E. The internationalization process of the firm: a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of International Business Studies, v. 8, n. 1, p. 23-32, 1977.
JOHANSON J.; VAHLNE J.E. Business relationship learning and commitment in the internationalization process. Journal of International Entrepreneurship, v. 1, n. 1, p. 83-101, 2003.
JOHANSON J.; VAHLNE J.E. The Uppsala internationalization process model revisited-from liability of foreignness to liability of “Outsidership, Journal of International Business Studies, v. 40, p. 411–1431, 2009.
KAO, C. Personal trust in the large businesses in Taiwan: a traditional foundation for contemporary economic activities. In G. Hamilton (Ed.). Business networks and economic development in East and Southeast Asia. Hong Kong: Centre of Asian Studies, U. of Hong Kong, 1991.
KARIMIBABAK, P.; SINCLAIR, C. Liability of outsidership: how do companies overcome liability of outsidership? Bachelor Thesis. University of Gothenburg, School of Business, Economics and Law, Sweden, 2011.
LUO, Y. Guanxi and business. Singapore: World Scientific Publishing, 2001.
MATHEWS, J. Dragon multinationals: new players in the 21st century. Asia-Pacific Journal of Management, v. 23, n.1, p. 2-27, 2006. DOI: 10.1007/s10490-006-6113-0
OESTERLE, M.-J.; Wolf, J. 50 Years of Management International Review and IB/IM Research. Management International Review, v. 51, v. 6, p. 735-754, 2011. DOI: 10.1007/s11575-011-0106-z
PENROSE, E. T. The theory of the growth of the firm. Oxford: Basil Blackwell, 1959.
SCHWEIZER, R.; VAHLNE J.E; JOHANSON, J. Internationalization as an entrepreneurial process. Journal of International Entrepreneurship, v. 8, n. 4, p. 343-370, 2010. DOI: 10.1007/s10843-010-0064-8
SILVA, M. G. ROCHA, A. M.; FIGUEREDO, O. Medindo o construto da distância psíquica. E&G Economia e Gestão, v. 7, n. 14, p. 1-178, 2007.
STANDIFIRD, S. S. Using Guanxi to Establish Corporate Reputation in China. Corpoarte Reputation Review, v. 9, n. 3, p. 171-178, 2006. DOI: 10.1057/palgrave.crr.1550026
YANG, M. M. Gifts, favors, and banquets: the art of social relationships in China. Ithaca, NY: Cornell University Press, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html