Mensurando moderações: uma pesquisa transcultural e comparativa no consumo de serviços entre brasileiros e canadenses

Autores

  • Marcio de Oliveira Mota Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.9239-58

Palavras-chave:

Pesquisa Transcultural, Marketing de Relacionamento, Serviços, Comportamento do Consumidor

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os benefícios relacionais e seus consequentes em consumidores brasileiros e canadenses por meio da moderação de idiossincrasias culturais. O estudo compreendeu uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa. A pesquisa de campo foi realizada junto a 297 brasileiros e 207 canadenses. Os dados foram submetidos a testes estatísticos por meio de MANOVA, correlação canônica e moderações no intuito de testar a técnica proposta. Houve ainda contribuições metodológicas por meio do desenvolvimento de scripts computacionais que apoiaram na identificação do poder e da direção de cada construto estudado nas regressões. Por meio de análises comparativas, há indícios de que os brasileiros são mais exigentes na avaliação de serviços. Por ainda serem culturalmente com maior distância do poder, pode-se indicar que lhes oferecer tratamentos especiais é um importante fator de elevação na satisfação com os empregados. Por outro lado, quando os canadenses recebem esses benefícios em oposição aos demais há um sentimento de que esses privilégios e “jeitinhos” não deveriam ser apenas a alguns, tornando a oferta do serviço desigual em uma sociedade mais igualitária. Os resultados poderão ser úteis no estreitamento de laços comerciais entre o Brasil e o Canadá.

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Biografia do Autor

Marcio de Oliveira Mota, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor de Marketing do Curso Mestrado em Administração da Universidade Estadual do Ceará. Doutor em Administração e com doutorado sanduíche pela University of Manitoba, possui dois mestrados em Administração (Profissional e acadêmico). Professor em Programas de Graduação e Pós-Graduação em disciplinas de Marketing e Métodos Quantitativos Aplicados à Administração.

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Publicado

2014-08-25

Como Citar

Mota, M. de O. (2014). Mensurando moderações: uma pesquisa transcultural e comparativa no consumo de serviços entre brasileiros e canadenses. Internext, 9(2), 39–58. https://doi.org/10.18568/1980-4865.9239-58

Edição

Seção

Fórum de Marketing Internacional

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