O efeito do país de comercialização sobre a mudança de atitude em relação à uma marca

Autores

  • José Mauro da Costa Hernandez Centro Universitário da FEI
  • Patrícia da Costa Medeiros Centro Universitário da FEI

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.9220-38

Palavras-chave:

Efeito País de Comercialização, Efeito País de Origem, Gestão e Internacionalização de Marcas, Comportamento do Consumidor

Resumo

Esta pesquisa investiga se existe mudança de atitude em relação a uma marca devido ao efeito do país de comercialização. Define-se este constructo como os resultados (positivos ou negativos) obtidos por uma marca, quando comunica que é comercializada em uma localidade estrangeira. Supõe-se que, quanto melhor a imagem ou maior a reputação do país de comercialização, maior a transferência de associações positivas para a marca. Os resultados de três experimentos mostram que o efeito do país de comercialização é maior para um país com tradição (vs. sem tradição) na produção do produto da marca. Além disso, esse efeito é maior para marcas com percepção de alta qualidade (vs. baixa qualidade) e é moderado pela percepção de sucesso da marca no país de comercialização.

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Biografia do Autor

José Mauro da Costa Hernandez, Centro Universitário da FEI

Professor Doutor no Programa de Mestrado Acadêmico em Administração no Centro Universitário da FEI

Patrícia da Costa Medeiros, Centro Universitário da FEI

Mestre em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI

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Publicado

2014-08-25

Como Citar

Hernandez, J. M. da C., & Medeiros, P. da C. (2014). O efeito do país de comercialização sobre a mudança de atitude em relação à uma marca. Internext, 9(2), 20–38. https://doi.org/10.18568/1980-4865.9220-38

Edição

Seção

Fórum de Marketing Internacional

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