Atributos da imagem do país de origem como fonte de vantagem competitiva: estudo no segmento internacional da moda brasileira

Autores

  • Mariana Bassi Sutter Universidade de São Paulo - FEA/USP
  • Edison Fernandes Polo Universidade de São Paulo - FEA/USP
  • Maria Laura Ferranty Maclennan Universidade de São Paulo - FEA/USP

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.9275-93

Palavras-chave:

Vantagem competitiva, Imagem do País de Origem, Moda, Brasilidade

Resumo

O estudo buscou compreender quais e se atributos da imagem do país de origem representam fonte de vantagem competitiva no mercado internacional no contexto da moda brasileira. Levantou-se o referencial teórico relacionado às fontes de vantagens competitivas, à imagem do país de origem, à brasilidade e aos seus atributos na moda. Realizou-se pesquisa empírica exploratória de abordagem qualitativa. Os resultados sugerem que a imagem do Brasil é entendida pelo mercado internacional da moda em conformidade com os atributos da literatura. No entanto, (i) na moda, o mercado ainda não tem um conceito formado sobre a imagem do Brasil; (ii) os atributos da brasilidade na moda podem ser fonte de vantagem competitiva em transações internacionais se forem comunicados e compreendidos pelo mercado internacional; por fim, (iii) dentre os oito atributos brasilidade na moda identificados na literatura, quatro foram destacados como diferenciadores: forma e volumes, cores, estampas e estilo de vida.

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Biografia do Autor

Mariana Bassi Sutter, Universidade de São Paulo - FEA/USP

Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Edison Fernandes Polo, Universidade de São Paulo - FEA/USP

Professor associado no curso de Administração na Universidade de São Paulo – FEA/USP

Maria Laura Ferranty Maclennan, Universidade de São Paulo - FEA/USP

Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo - FEA/USP

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Publicado

2014-08-27

Como Citar

Sutter, M. B., Polo, E. F., & Maclennan, M. L. F. (2014). Atributos da imagem do país de origem como fonte de vantagem competitiva: estudo no segmento internacional da moda brasileira. Internext, 9(2), 75–93. https://doi.org/10.18568/1980-4865.9275-93

Edição

Seção

Fórum de Marketing Internacional