Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Venezuelana
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARTLETT, C.A; GHOSHAL, S. Gerenciando Empresas no Exterior: A Solução Transnacional. São Paulo: Makron Books, 1992.
BRITTO, R. P. et al. Recursos e capacidades estratégicas para internacionalização. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 9, 2006, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 2006.
BUCKLEY, P.; CASSON, M. The future of the multinational enterprise. London: Macmillan, 1976.
CORRÊA, Daniela; LIMA, Gilberto Tadeu. A internacionalização produtiva das empresas brasileiras: breve descrição e análise geral. In: Workshop sobre Internacionalização de empresas: desafios e oportunidades para países emergentes, Anais... FEA-USP, Maio 2006.
CZINKOTA, M. R.; RONKAINEN I. A. International marketing. 7 ed. New York: Thompson, 2004.
DIAS, A. L. Reflexões e ações para a internacionalização da pequena empresa brasileira. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção – UFSC, 2002.
DUNNING, J. The eclectic paradigm of international production: a restatement and some possible extensions. Journal of International Business Studies, 1988.
FARINA, Milton Carlos; ALMEIDA, Alda Rosana Duarte. Gestão do conhecimento em uma empresa internacionalizada com administração descentralizada. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Anais... São Paulo, 2006.
FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza. Internacionalização e os países emergentes. São Paulo: Atlas, 2007.
GASPAR, Marcos Antonio; OLIVA, Fabio Lotti; ZEBINDEN, Walter Sant’Anna. A internacionalização da Construtora Norberto Odebrecht. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 10, 2007, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 2007.
GRISI, Celso Cláudio de Hildebrand; MASINI, Nildo; BRITTO, Ricardo Pitelli. Trading: presença brasileira no cenário econômico mundial. São Paulo: Saraiva, 2003.
HARRISON, A. L.; DALKIRAN, E.; ELSEY, E. International Business: global competition from a european perspective. Bath: Oxford University Press, 2000.
HEMAIS, C.; HILAL, A. O processo de internacionalização da firma segundo a Escola Nórdica. In: ROCHA, Ângela (Org.). A internacionalização das empresas brasileiras: estudos de gestão internacional. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
HEMAIS, C.; HILAL, A, O. Teorias, paradigma e tendências em negócios internacionais: de Hymer ao empreendedorismo. In: HEMAIS, Carlos (Org.). O desafio dos mercados externos: teoria e prática na internacionalização da firma. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.
HILL, C. W. L. International business: competing in the global marketplace: postscript 2002. New York: McGraw-Hill, 2002.
HITT, M. A.; IRELAND, R. D., HOSKISSON, R. E. Administração estratégica: competitividade e globalização. São Paulo: Pioneira, 2003.
HYMER, Estephen. Empresas multinacionais: a internacionalização do capital. Rio de Janeiro: Graal, 1978.
HYMER, S. The international operations of national firms: a study of direct foreign investment. Cambridge: MIT Press, 1960.
HOSKISSON, R. E.; HITT, M. A.; HARRION, J. S. Estratégia competitiva 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
JOHANSON, B.; VAHLNE, J. The internacionalization process of the firm: a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of International Business Studies. Basingstoke, 1977.
KOTABE, Masaaki.; HELSEN, Cristian. Administração de marketing global. São Paulo: Atlas, 2000.
PACHECO, Carolina Burnier. Processo de internacionalização no agronegócio: estudo de caso de uma empresa brasileira. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2007.
PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
________. Vantagem competitiva: Rio de Janeiro: Campus, 1990.
PROENÇA, Eduardo de Rezende.; RAMOS, Heidi Rodriguez. O processo de internacionalização no Brasil: um estudo exploratório na Dedini. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 7, 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 2004.
REZENDE, Sérgio F. L. Gradualismo e descontinuidade em processos de internacionalização. Revista de Administração de Empresas da USP. São Paulo, v. 37, n. 1, jan./mar. 2002.
RODRIGUES, W. Sistemática de Exportação: conceitos, operacionalização e práticas In: Comércio Exterior Teoria e Gestão. São Paulo: Atlas, p. 191-231, 2004.
SOARES, C.C. Introdução ao comércio exterior. São Paulo: Saraiva 2004.
SOARES, Ednaldo; BRESCIANI, Luis Paulo; OLIVA. Fabio Lotti. Miolo: a internacionalização de uma marca. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 10, 2007, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 2007.
STAKE, Robert R. E. Case studies. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (eds.) Handbook of qualitative research. London: Sage, 2000. p. 435-454.
TERPSTRA, Kern.; SARATHY, Ravi. International marketing. Orlando: The Dryden Press, 1997.
VERNON, R. International investments and international trade in the product cycle. Quarterly. Journal of Economics, 1966.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
DOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.8131-47
Article Metrics
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Internext