O Processo de Internacionalização e o Impacto nos Recursos da Firma: O Caso da Vinícola Casa Valduga
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.71123-148Palavras-chave:
Internacionalização de Empresas, Estratégia de Internacionalização, Visão Baseada em Recursos, Setor Vitivinícola Brasileiro.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de internacionalização e seu impacto nos recursos estratégicos da empresa. O caso analisado foi o da vinícola Casa Valduga, localizada no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A proposição teórica desta pesquisa é de que o processo de internacionalização, além de influenciar no desenvolvimento de novos recursos estratégicos necessários para competir no mercado internacional, influencia também na estratégia realizada pela empresa no seu mercado doméstico. Os resultados da pesquisa confirmam esta proposição e indicam que a internacionalização da empresa também influenciou positivamente sua competitividade no mercado nacional. As evidências apontam que os recursos de capital humano e de capital organizacional foram os mais impactados pela internacionalização da empresa. Este trabalho, além de ampliar a base empírica sobre o processo de internacionalização de empresas brasileiras, traz uma contribuição teórica ao campo da estratégia de internacionalização, pois amplia a perspectiva deste processo considerando também o impacto da internacionalização na base de recursos da empresa para a obtenção de vantagens competitivas no mercado doméstico. As implicações práticas destes resultados é que gestores de empresas internacionalizadas ou em processo de internacionalização devem considerar explicitamente o impacto dos recursos criados neste processo também na sua estratégia de atuação no mercado doméstico.Downloads
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