O desenvolvimento das competências de líderes globais: Uma abordagem baseada nos estudos de global mindset leadership

Mattheus Fontana Winck, Cristiane Froehlich, Maria Cristina Bohnenberger, Vania Gisele Bessi, Dusan Schreiber

Resumo


A necessidade de líderes globais é um tema discutido nas organizações. O Global Mindset Leadership é um manual de desenvolvimento de competências do líder global que deve ser capaz de transcender as barreiras nacionais e empresariais para integrar diversas perspectivas e pessoas e de se adaptar a quaisquer ambientes. Estar ciente das evoluções que ocorrem no mercado é tarefa dos líderes, que devem se adaptar e compreender diferentes sistemas culturais. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção do desenvolvimento das competências dos líderes globais, na dimensão intelectual, psicológica e social, a partir de profissionais que atuam tanto no ambiente acadêmico quanto empresarial. Classifica-se essa pesquisa como pesquisa de campo, descritiva e com abordagem qualitativa. A principal contribuição dessa pesquisa foi compreender que os líderes globais são identificados através de competências que os fazem ser mutáveis, ou seja, com alto grau de adaptação a novos contextos e pessoas. A partir de uma visão de líderes globais atuantes em uma universidade na Coréia do Sul, foi possível caracterizar, tanto sob a perspectiva acadêmica como organizacional o perfil desejado de um líder global.


Palavras-chave


Global Mindset Leadership; Globalização; Competências; Liderança

Texto completo:

PDF PDF (English)

Referências


Andersson, S. (2000). The internationalization of the firm from an entrepreneurial perspective. International Studies of Management & Organization, 30(1).

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Bradberry, T., & Greaves, J. (2012). Leadership 2.0: a groundbreaking book that redefines leadership. San Diego: Talent Smart.

Cantrell, W., & Lucas, J. R. (2007). High Performance Ethics: 10 timeless principles for next-generation leadership. EUA: Tyndale House Publishers.

Charan, R., Drotter, S., & Noel, J. (2011). The Leadership Pipeline: how to build the leadership powered company. San Francisco: Jossey-Bass.

Chong, E. (2008). Managerial competency appraisal: A cross-cultural study of American and East Asian managers. Journal of Business Research, 61. doi: http://dx.doi.org/ 10.1016/j.jbusres.2007.06.007

Fernandes, O. G. (2013). O desenvolvimento de líderes globais em unidades internacionais da indústria gaúcha: uma abordagem inspirada nos estudos de competências e Global Mindset. Unisinos: São Leopoldo.

Harris, L. S., & Kuhnert, K. W. (2007). Looking through the Lens of Leadership: a constructive developmental approach. Leadership and Organization Developmental Journal, 29 (1).

Hofstede, G. J., Jonker, C. M., & Verwaart, Tim. (2010). Cultural Differentiation of Negotiating Agents. Group Decision and Negotiation, 21(1). doi: http://dx.doi.org/10.1007/s10726-010-9190-x

House, R. J., Javidan, M., Hanges, P., & Dorfman, P. (2002). Understanding Cultures and Implicit Leadership Theories Across the Globe: an introduction to Project GLOBE. Journal of World Business, 37, p. 3 – 10. doi: http://dx.doi.org/10.1016/S1090-9516(01)00069-4

Hitt, M. A., Javidan, M., & Steers, R. M. (2007). The Global Mindset. Advances in International Management, 19. doi: http://dx.doi.org/10.1016/S1571-5027(07)19001-X

Javidan, M., & Walker, J. L. (2013). Developing Your Global Mindset: The Handbook for Successful Global Leaders. Edina, MN: Beaver`s Pond Press.

McCall, M. W., & Hollenbeck, G. P. (2002). Developing Global Executives: the lessons of international experiences. Boston: Harvard Business School Press.

Midler, P. (2011). Poorly made in China: an insider’s account of the China production game. Hoboken, New Jersey: Jossey-Bass.

Pinto, L. H., Cardoso, C. C., & Werther, W. B. Jr. (2012). Compelled to Go Abroad? Motives and Outcomes of International Assignments. The International Journal of Human Resource Management, 23(12). doi: http://dx.doi.org/10.1080/09585192.2011.610951

Raupp, F. M., & Beuren, I. M. (2008). Metodologia da Pesquisa Aplicável às Ciências Sociais. São Paulo: Atlas.

Thomas, C. D., & Inkson, K. (2009). Cultural Intelligence: living and working globally. San Francisco: Berret Koehler Publishers.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.11235-48

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Internext - Revista Eletronica de Negócios Internacionais

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia

INTERNEXT (e-ISSN: 1980-4865)

ESPM | Escola Superior de Propaganda e Marketing 

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.


Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP - Cep: 04018-010 - e-mail: internext@espm.br

Indexadores e Diretório: