Competitividade internacional baseada em recursos: estudo da relação entre os recursos e as estratégias de internacionalização nas maiores empresas exportadoras do setor calçadista brasileiro.

Autores

  • Márcia Zabdiele Moreira
  • Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.1177-102

Palavras-chave:

Visão Baseada em Recursos, Capacidades Dinâmicas, Estratégias de Internacionalização

Resumo

A internacionalização de empresas se refere a uma estratégia para se obter maior presença no mercado internacional. Como as empresas precisam fazer uso de recursos estratégicos para sua inserção no mercado internacional, buscou-se responder: "Como se relacionam a evolução dos recursos estratégicos em relação às estratégias de internacionalização nas grandes empresas exportadoras do setor calçadista brasileiro?" Para a base teórica utilizou-se aclassificações dos recursos de Fahy (2002) e das estratégias de internacionalização de Sharma e Erramilli (2004). O estudo buscou resgatar o caráter dinâmico da Visão Baseada em Recursos. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo e de natureza explicativa. Os dados coletados referem-se ao período 2004 e 2005, com 15 grandes empresas exportadoras do setor calçadista brasileiro e foram analisados por meio de Cluster Analysis na entrada da internacionalização, na situação atual e em 2010. Concluiu-se que as empresas que utilizam estratégias de internacionalização mais complexas, no momento de entrada e no futuro, consideram mais estratégicas as capacidades organizacionais, depois os recursos tangíveis e por fim, os recursos intangíveis. Contudo, na situação atual, consideram mais estratégicas as capacidades organizacionais, depois os recursos intangíveis e por fim, os recursos tangíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-01-11

Como Citar

Moreira, M. Z., & Forte, S. H. A. C. (2008). Competitividade internacional baseada em recursos: estudo da relação entre os recursos e as estratégias de internacionalização nas maiores empresas exportadoras do setor calçadista brasileiro. Internext, 1(1), 77–102. https://doi.org/10.18568/1980-4865.1177-102

Edição

Seção

Artigos