Efeito país de origem na avaliação de marcas de luxo: um estudo experimental

Autores

  • Andrea Kassouf Pizzinatto Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP
  • Nadia Kassouf Pizzinatto Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Evandro Luiz Lopes Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Antonio Carlos Giuliani Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.9294-109

Palavras-chave:

Estratégias de marketing, Marcas de luxo, Efeito país de origem

Resumo

Este estudo investiga o efeito país de origem na avaliação de marcas de luxo,  teoria sobre o estereótipo formado na mente do consumidor a partir de imagem negativa ou positiva do país de origem de produção de um bem, influenciando a avaliação da marca. Metodologicamente, foi realizado experimento com estímulos publicitários em três situações: primeiro, com país de origem negativo (com imagem estereotipada pela má qualidade de manufatura); o segundo , com efeito país de origem positivo ( conhecido pela boa qualidade em manufatura); e um terceiro estímulo, sem mencionar o país de origem. Foram coletados dados  por meio de questionário impresso, respondido por amostra de 330 pessoas.  Os resultados indicam que estímulos com efeito país de origem positivo em nada influenciam a avaliação de marcas de luxo, mas influenciam positivamente as de não luxo. O efeito país de origem negativo afeta as marcas de luxo e não luxo, porém com maior efeito sobre as últimas. No estímulo em que não foi mencionado o país de origem, a avaliação da marca de luxo pouco foi afetada, mas elevou a avaliação de marcas de não luxo em comparação aos resultados do estímulo com efeito país de origem negativo.

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Biografia do Autor

Andrea Kassouf Pizzinatto, Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP

Doutora pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da UNINOVE- PPGA. Mestre em Administratação pela Universidade Metodista de Piracicaba -UNIMEP (2005).

Nadia Kassouf Pizzinatto, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Doutora e Mestre em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Professora nos Cursos de Doutorado, Mestrado, Graduação e Especialização, na área de Marketing, lecionando principalmente em Planejamento de Marketing, Pesquisa de Marketing, Marketing do Agronegócio e Marketing de Relacionamento com foco no cliente.

Evandro Luiz Lopes, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Possui Doutorado em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (2010) e Mestrado em Administração de Empresas (Marketing) pelo mesma instituição (2007) onde atua como professor de Marketing ministrando as disciplinas de Comportamento do Consumidor, Gestão Estratégica de Marketing na Cadeia Varejista e Administração Estratégica de Marketing.

Antonio Carlos Giuliani, Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP

Graduado em Administração pela UNIMEP, Especialização em Marketing pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, e pela University of Califórnia Berkeley, Doutorado e Mestrado em Administração UNIMEP. Atualmente é professor tempo integral na área de Marketing e Coordenador do PPGA Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional e Doutorado em Administração e do MBA em Marketing da UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba.

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Publicado

2014-08-27

Como Citar

Pizzinatto, A. K., Pizzinatto, N. K., Lopes, E. L., & Giuliani, A. C. (2014). Efeito país de origem na avaliação de marcas de luxo: um estudo experimental. Internext, 9(2), 94–109. https://doi.org/10.18568/1980-4865.9294-109

Edição

Seção

Fórum de Marketing Internacional