Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Venezuelana

Rosângela Sarmento da Silva, Marcilene Feitosa Araújo, Dércia Antunes Souza, Sérgio Feliciano Crispim, Marcos Antonio Gaspar

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar sob as perspectivas das teorias econômicas e do comportamento organizacional, o caso da internacionalização da Agrogilca, empresa venezuelana, classificada como uma PME - Pequena e Média Empresa, que atua no segmento de mineração, materiais agrícolas e materiais de construção. É produto de um estudo de caso instrumental, que teve como fontes de evidência análise de documentos fornecidos diretamente por dirigentes da empresa e entrevistas com funcionários e com o proprietário. Para análise e interpretação dos dados adotou-se o procedimento de adequação à teoria, já que os dados obtidos empiricamente foram contrastados com elementos de teorias já consolidadas acerca de internacionalização de empresas. Conclui-se que a estratégia adotada pela Agrogilca ajusta-se à Teoria do Poder de Mercado de Hymer, na qual as empresas tendem a intensificar sua posição no exterior e expandir suas operações. Seu processo de internacionalização não ocorreu dentro do sequenciado modelo de Uppsala, no qual o gradualismo de relacionamento coincide com o gradualismo de processos de internacionalização, e sim, somente com exportações segundo as quais as empresas tendem a intensificar sua posição no exterior, e por fim mostra adequação de sua estratégia de internacionalização à Teoria Multidoméstica de Hoskisson. Isto porque esta teoria considera como motivo de internacionalização as condições setoriais, estrutura políticas e necessidades dos clientes visando maior desempenho administrativo e competitividade da empresa.

Palavras-chave


Internacionalização; Estratégia; Pequena empresa

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DOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.8131-47