A Emergência de Centros de Excelência (COEs) e a Transferência de Conhecimento a partir das Subsidiárias da Pirelli e da Peugeot Citroën do Brasil

Marcelo Rocha e Silva Zorovich

Resumo


Este artigo verifica a emergência dos centros de excelência (COEs) e a transferência de conhecimento a partir das subsidiárias estrangeiras da Pirelli e da Peugeot Citroën no Brasil. Através de entrevistas estruturadas com especialistas da indústria automobilística, os resultados permitem concluir que a formação dos COEs é moldada pela própria necessidade de adaptação dos produtos ao mercado local, bem como em função da autonomia adquirida por estas subsidiárias e pela importância e desenvolvimento do mercado brasileiro de automóveis em escala global. Além destes aspectos, os COEs e a transferência de conhecimento ocorrem em função do tempo em que a subsdidiária está instalada no país hospedeiro, assim como sua relevância para os negócios da empresa e relação com a matriz.

Palavras-chave


Centros de Excelência. Estratégia Empresarial. Network Integrada. Transferência de Conhecimento. Indústria Automobilística.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18568/1980-4865.71149-165

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 Internext



INTERNEXT (e-ISSN: 1980-4865)

ESPM | Escola Superior de Propaganda e Marketing 

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.


Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP - Cep: 04018-010 - e-mail: internext@espm.br

Indexadores e Diretório: