Guanxi como prática organizacional e estímulo à adaptação intercultural: experiências de grandes empresas exportadoras para a China

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v18i3.739

Palavras-chave:

Negócios Internacionais, Ensaio de Cultura, China, Adaptação Intercultural, Estratégias de Internacionalização

Resumo

Objetivo: Este estudo buscou compreender como as empresas brasileiras que exportam para a China desenvolvem o Guanxi como prática organizacional e como essas empresas podem utilizar o Guanxi como estímulo para a adaptação intercultural e diminuir a distância psíquica entre Brasil e China.

Método: Trata-se de um estudo de caso múltiplo por meio de entrevistas em profundidade e pesquisa de dados secundários de três grandes empresas exportadoras de carne para a China. Além disso, realizaram-se entrevistas com dez especialistas que possuem experiência no assunto. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo, apoiada pelo software ATLAS.ti.

Principais Resultados: Os resultados mostram que: os fatores de distância psíquica entre Brasil e China são administração (e questões de legislação), desenvolvimento econômico e industrial e cultura; para lidar com esses fatores, as empresas mostram que conhecem e fazem uso extensivo do Guanxi; o Guanxi é efetivamente apresentado como prática organizacional e como estímulo à adaptação intercultural e à minimização das barreiras da distância psíquica.

Relevância / Originalidade: O estudo trouxe uma contribuição para a área de Negócios Internacionais ao destacar a incorporação do Guanxi como prática organizacional entre as empresas que operam na China e levantar questões sobre o valor cultural, o futuro do Guanxi e a existência de distância psíquica nas negociações. As descobertas têm implicações práticas, pois auxiliam os empresários brasileiros na definição de estratégias de exportação para a China.

Contribuições Teóricas / Metodológicas: O estudo apresenta uma contribuição essencial para a teoria visto que o Guanxi é uma prática já incorporada por empresas que lidam com a China. Surgem novas questões, como: até que ponto a China é hoje um país que ainda valoriza a cultura (e o Guanxi) e quanto é um país de negócios (focado em resultados, como os países europeus e americanos)? Como será Guanxi no futuro? Ele deixará de existir ou adotará outra abordagem? Ainda existe uma distância psíquica precisa entre os países nas negociações internacionais? Ou seriam diferenças culturais, mas que as empresas internacionalizadas buscam reduzir na hora dos negócios?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Apex Brasil (2020). Mercados Globais e Coronavírus: Relatório de Inteligência de Mercado. Apex Brasil. Retrieved from http://coronavirus.apexbrasil.com.br/info/mercados-globais-e-coronavirusrelatorio-de-inteligencia-de-mercado-ed-3/

Badi, S., Wang, L., & Pryke, S. D. (2016). Relationship marketing in Guanxi networks: A social network analysis study of Chinese construction small and medium-sized enterprises. Industrial Marketing Management, 60, 204-218. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2016.03.014

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Edições 70.

Beckerman, W. (1956). Distance and the pattern of intra-European trade. The Review of Economics and Statistics, 38(1), 31-40. https://doi.org/10.2307/1925556

Business Delivery Company (BDCo) (2021). Guia de investimento na China. InvestSP. Retrieved from http://bdco.com.br/wp-content/uploads/2021/09/BDCo-Guia-de-Investimento_link.pdf

Cai, S., Jun, M., Wang, X., & Yang, Z. (2021). On boundary spanners and interfirm embeddedness: The role of guanxi institution in China. Journal of Purchasing and Supply Management, 27(1), 100671. https://doi.org/10.1016/j.pursup.2021.100671

Chen, X. P., Chen, C. C. (2004). On the Intricacies of the Chinese Guanxi: A Process Model of Guanxi Development. Asia Pacific Journal of Management, 21, 305-324. https://doi.org/10.1023/B:APJM.0000036465.19102.d5

Chung, H. F. (2011). Market orientation, guanxi, and business performance. Industrial Marketing Management, 40(4), 522-533. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2010.12.008

Cyrino, A. B., Barcellos, E. P., & Tanure, B. (2010). International trajectories of Brazilian companies: Empirical contribution to the debate on the importance of distance. International Journal of Emerging Markets, 5(3/4), 358-376. https://doi.org/10.1108/17468801011058424

Dow, D., & Karunaratna, A. (2006). Developing a multidimensional instrument to measure psychic distance stimuli. Journal of International Business Studies, 37(5), 578-602.

Farh, J. L., Tsui, A. S. Y., Xin, K. R., & Cheng, B. (1998). The Influence of Relational Demography and Guanxi: The Chinese Case. Organization Science, 9(4), 471-488. https://doi.org/10.1287/orsc.9.4.471

Fernandes, E. B., Cislaghi, T. P. & Wegner, D. (2018). Estabelecendo Relacionamentos com Empresas Chinesas: O Papel do Guanxi no Desenvolvimento da Confiança de um Projeto Colaborativo. Revista Organizações em Contexto, 14(28), 237-264. https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v14n28p237-264

Fracaroli, F., Melo, S. A. B., & Guevara, A. J. H. (2012). A study on the relevance of Guanxi culture for Latin American companies doing business with China. Revista de Negócios, 17(3), 54-79. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n3p54-79

Freitas, M. E. (2008). O imperativo intercultural na vida e na gestão contemporânea. Organizações & Sociedade, 15(45), 79-89. https://doi.org/10.1590/S1984-92302008000200005

Fu, P. P., Tsui, A. S., & Dess, G. G. (2006). The dynamics of guanxi in Chinese high-tech firms: Implications for knowledge management and decision making. Management International Review, 46(3), 277-305.

Gerhart, B. A. (2008). Cross cultural management research: Assumptions, evidence, and suggested directions. International Journal of Cross Cultural Management, 8(3), 259-274. https://doi.org/10.1177/1470595808096669

Gerhart, B. A., & Fang, M. (2005). National culture and human resource management: assumptions and evidence. International Journal of Human Resource Management, 16(6), 971-986. https://doi.org/10.1080/09585190500120772

Gibbs, G. (2009). Análise de dados qualitativos. Artmed.

Guo, C., Sarkar, S., Zhu, J., & Wang, Y. J. (2020). R&D investment, business performance, and moderating role of Guanxi: Evidence from China. Industrial Marketing Management, 91, 55-63. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2020.08.014

Hajro, A., Gibson, C. B., & Pudelko, M. (2015). Knowledge Exchange Processes in Multicultural Teams: Linking Organizational Diversity Climates to Teams' Effectiveness. Academy of Management Journal, 60(1), 345-372. https://doi.org/10.5465/amj.2014.0442

Hofstede, G. (1980). Culture's Consequences: International differences in work related values. Sage.

Hofstede, G. (1983). National Cultures in Four Dimensions: A Research-Based Theory of Cultural Differences among Nations. International Studies of Management and Organization, 13(1/2), 46-74.

Hong, H. (2010). Bicultural Competence and its Impact on Team Effectiveness. International Journal of Cross-Cultural Management, 10(1), 120-193. https://doi.org/10.1177/1470595809359582

Lee, D. Y., & Dawes, P. L. (2005). Guanxi, Trust, and Long-Term Orientation in Chinese Business Markets. Journal of International Marketing, 13(2), 28-56. https://doi.org/10.1509/jimk.13.2.28.64860

Li, Y., Tian, G. G., & Wang, X. (2021). The effect of Guanxi culture on the voting of independent directors: Evidence from China. Pacific-Basin Finance Journal, 67, 101524. https://doi.org/10.1016/j.pacfin.2021.101524

Liu, Y., Woywode, M., & Xing, Y. (2012). High technology start-up innovation and the role of guanxi: an explorative study in China from an institutional perspective. Prometheus, 30(2), 211-229. https://doi.org/10.1080/08109028.2012.661558

Luo, Y. (2011). Guanxi and business. World Scientific Publishing.

Miao, C., Qian, S., Banks, G. C., & Seers, A. (2019). Supervisor-subordinate guanxi: A meta-analytic review and future research agenda. Human Resource Management Review, 30(2), 100702. https://doi.org/10.1016/j.hrmr.2019.100702

Niu, Y., Deng, F., & Hao, A. W. (2020). Effect of entrepreneurial orientation, collectivistic orientation and swift Guanxi with suppliers on market performance: A study of e-commerce enterprises. Industrial Marketing Management, 88, 35-46. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2020.04.020

Oliva, S., Sánchez, Á., & Muro, L. (2015). Research and development project management best practices and absorptive capacity: Empirical evidence from Spanish firms. International Journal of Project Management, 33(8), 1704-1716. https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2015.09.001

Peng, M. W., & Luo, Y. (2000). Managerial Ties and Firm Performance in a Transition Economy: The Nature of a Micro-Macro Link. Academy of Management Journal, 43(3), 486-501. https://doi.org/10.2307/1556406

Reis, R. S. (2015). Creative Process Within Globally Distributed Teams: Brazil, Sweden, France and India. Management and Organizational Studies, 2(1), 1-13. https://doi.org/10.5430/mos.v2n1p1

Schiavini, J. M., & Scherer, F. L. (2015). Superando a liability of outsidership na China: A experiência das empresas brasileiras no desenvolvimento do guanxi. Internext, 10(3), 44-57. https://doi.org/10.18568/1980-4865.10344-57

Schiavini, J. M., Scherer, F. L., & Coronel, D. A. (2012). Entendendo o guanxi e sua influência nas relações internacionais. Revista de Economia Contemporânea, 16(2), 316-332. https://doi.org/10.1590/S1415-98482012000200007

Schneckenberg, D., Truong, Y., & Mazloomi, H. (2015). Microfoundations of Innovative Capabilities: The Leverage of Collaborative Technologies on Organizational Learning and Knowledge Management in a Multinational Corporation. Technological Forecasting and Social Change, 100, 356-368. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2015.08.008

Silva, L. G. F. S., Abrão, R. A. F., Rodrigues, V. C. P., & Silva, V. G. (2021). Comércio Brasil-China e seus três pilares: soja, petróleo e minério de ferro. Retrieved from: https://opeb.org/2021/04/24/comercio-brasil-china-e-seus-tres-pilares-soja-petroleo-e-minerio-de-ferro/#:~:text=A%20China%20%C3%A9%20o%20principal,tornado%20cada%20vez%20mais%20intensas

Smith, D. J., Chen, J. & Anderson, H. D. (2015). The influence of firm financial position and industry characteristics on capital structure adjustment, Accounting & Finance, 55(4), 1135-1169. https://doi.org/10.1111/acfi.12083

Smith, M. P. V., & Lyles, M. (2011). Handbook of organizational learning and knowledge management (2ª ed.). Wiley.

Standifird, S. (2006). Using Guanxi to Establish Corporate Reputation in China. Corporate Reputation Review, 9, 171-178. https://doi.org/10.1057/palgrave.crr.1550026

Taylor, S., & Osland, J. (2011). The Impact of Intercultural Communication on Global Organizational Learning. Handbook of Organizational Learning and Knowledge Management. https://doi.org/10.1002/9781119207245.ch26

United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD) (2019). World investment report. United Nations Publications. Retrieved from https://unctad.org/system/files/official-document/wir2019_en.pdf

Yang, J. Y., & Li, J. (2008). The development of entrepreneurship in China. Asia Pacific Journal Management, 25, 335-359. https://doi.org/10.1007/s10490-007-9078-8

Yang, Z., & Wang, C. (2011). Guanxi as a governance mechanism in business markets: Its characteristics, relevant theories, and future research directions. Industrial Marketing Management, 40(4), 492-495. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2010.12.004

Yang, Z., Huang, Z., Wang, F., & Feng, C. (2018). The double-edged sword of networking: Complementary and substitutive effects of networking capability in China. Industrial Marketing Management, 68, 145-155. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2017.10.010

Yen, D., Barnes, B. R., & Wang, C. L. (2016). The measurement of Guanxi: Introducing the GRX scale. Industrial Marketing Management, 40(1), 97-108. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2010.09.014

Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos. Bookman.

Yin, R. K. (2017). Estudo de caso: planejamento e métodos. Penso.

Zhan, J., & Pimpa, N. (2010). Embracing Guanxi: the literature review. International Journal of Asian Business and Information Management, 1(1), 23-31. https://doi.org/10.4018/jabim.2010010103

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Soares, S. de S., Scherer, F. L., Hahn , I. S., & Pivetta , N. P. (2023). Guanxi como prática organizacional e estímulo à adaptação intercultural: experiências de grandes empresas exportadoras para a China. Internext, 18(3). https://doi.org/10.18568/internext.v18i3.739

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)