A indústria brasileira de propaganda está aproveitando as possibilidades de exportação de serviços surgidas com a intensificação do offshoring?: um estudo exploratório
Resumo
O desenvolvimento da tecnologia de comunicação e informática e a redução das barreiras comerciais por muito países está criando um grande mercado de comercialização internacional de serviços (offshoring). O Brasil oferece várias das condições normalmente apontadas com necessárias para se beneficiar das possibilidades colocadas por esta tendência, como boa infra-estrutura de telecomunicações e mão-de-obra qualificada a custos significativamente menores que a dos países desenvolvidos. O artigo resume uma pesquisa exploratória realizada através, principalmente, de entrevistas junto a publicitários de prestígio, que buscou verificar se as agências de propaganda que operam no Brasil estão aproveitando está oportunidade de negócios. Os resultados apontaram que a exportação de serviços de propaganda no Brasil ainda são incipientes e concentrados em países da América Latina. Entre as dificuldades apontadas pelos entrevistados que podem explicar esta situação estão o baixo conhecimento de outras culturas e a existência de um mercado interno amplo.
Palavras-chave
Indústria Brasileira; Propaganda; Offshoring; Brazilian industry; Advertising
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.111-18
Article Metrics
Metrics Loading ...
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Internext