Desempenho Importador do Segmento de Moda Praia Brasileiro: Uma Proposta de Análise

Autores

  • Cristiano Henrique Antonelli Da Veiga Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Elizabeth Moiseichyk Universidade Federal de Santa Maria
  • Tônia Magali Moraes Brum Universidade Federal de Santa Maria
  • Darcila Brum Da Veiga SETREM

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.7270-88

Palavras-chave:

Importação, Moda Praia, Brasil.

Resumo

O vasto litoral brasileiro aliado a uma cultura de seu uso como meio de lazer propiciou ao país o surgimento de inúmeras empresas especializadas na produção e comercialização da moda praia. No entanto, existe um grupo de clientes que buscam produtos importados, mesmo neste segmento. Neste sentido, este estudo teve como objetivo caracterizar a importação brasileira de moda praia feminina, investigando qual é sua importância e participação no contexto internacional, pelos desafios propostos pela competição entre os diversos players e a necessidade de conhecimentos sobre inovação para se manter no mercado importador. Apoiado na análise de conteúdo da documentação temática com dados quantitativos e oficiais coletados no portal Aliceweb do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil obteve-se como resultado final do estudo a estruturação de uma tabela com os 20 principais países fornecedores e o comportamento de compra, onde, em 2009, o principal expoente foi a China com 60,9% da quantidade importada com 110.945 peças compradas, valor médio US$ 3,31 FOB, performance de compra em crescimento e tendência de preço variável.

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Biografia do Autor

Cristiano Henrique Antonelli Da Veiga, Universidade Federal de Santa Maria

Administrador, Mestre em Engenharia de Produção e Doutorando em Educação nas Ciências. Professor Assistente - UFSM.

Ana Elizabeth Moiseichyk, Universidade Federal de Santa Maria

Administradora, Mestre e Doutora em Engenharia da Produção. Professora Adjunta do Departamento de Administração do CESNORS da UFSM.

Tônia Magali Moraes Brum, Universidade Federal de Santa Maria

Administradora e Doutora em Administração. Professora Adjunta - UFSM.

Darcila Brum Da Veiga, SETREM

Empresaria do Ramo de Moda Praia.

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Publicado

2012-10-30

Como Citar

Da Veiga, C. H. A., Moiseichyk, A. E., Brum, T. M. M., & Da Veiga, D. B. (2012). Desempenho Importador do Segmento de Moda Praia Brasileiro: Uma Proposta de Análise. Internext, 7(2), 70–88. https://doi.org/10.18568/1980-4865.7270-88

Edição

Seção

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