Estratégias de internacionalização e de inovação como diferenciais para a expansão de uma empresa multinacional

Autores

  • Nelson Roberto Furquim Universidade Anhembi Morumbi
  • Edmur Caniato Arantes

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.62116-137

Palavras-chave:

Internacionalização, Inovação, Expansão

Resumo

O propósito deste estudo foi discutir como as estratégias de inovação e internacionalização adotadas por um grupo multinacional, direcionaram e impactaram o seu processo de crescimento corporativo. As contextualizações históricas e geográficas também permearam e influenciaram esse processo. Foram consideradas ainda nesse contexto, as estratégias adotadas para a inclusão da empresa no mercado brasileiro. Para a condução do estudo, inicialmente foi contemplada uma fundamentação teórica relativa a aspectos de crescimento, inovação e internacionalização de empresas. No que tange a abordagem empírica deste estudo, foi considerada a atuação do Grupo Geberit no mercado de tecnologia sanitária, com o objetivo de analisar o impacto das várias estratégias adotadas pela empresa em seu processo de expansão. A partir da análise do processo de evolução da empresa, foi observado que o crescimento da empresa se deu por meio de estratégias de diversificação (CHANDLER, 1990), valendo-se ainda de estratégias ofensivas de inovação (FREEMAN e SOETE, 1999). No tocante ao crescimento por meio de internacionalização, isto ocorreu após consolidação no mercado de origem (CHESNAIS, 1996), observando-se a complexidade organizacional interna necessária para adequação da empresa aos diferentes mercados (HAGEDOORN, 1994).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Roberto Furquim, Universidade Anhembi Morumbi

Coordenador dos cursos de Marketing e Superior de Tecnologia em Marketing, Graduação Tecnológica online em Marketing e de Processos Gerenciais. Professor do curso de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutorando do Programa Interunidades em Nutrição Humana Aplicada (PRONUT), da Universidade de São Paulo.

Edmur Caniato Arantes

Arquiteto com mestrado profissional pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e especialização na escola de Arquitetura da Normandia, na área de reabilitação de edificações e urbana.

Downloads

Publicado

2012-06-06

Como Citar

Furquim, N. R., & Arantes, E. C. (2012). Estratégias de internacionalização e de inovação como diferenciais para a expansão de uma empresa multinacional. Internext, 6(2), 116–137. https://doi.org/10.18568/1980-4865.62116-137

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)