UMA ANÁLISE SOBRE O CONCEITO DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Resumo
O presente estudo visa analisar o conceito de aprendizagem nos estudos sobre internacionalização. Considerando-se que as relações entre aprendizagem e internacionalização tiveram origem na abordagem da Escola de Uppsala, esboçou-se a trajetória das principais publicações derivadas dessa Escola e dos modelos de processo de internacionalização por eles desenvolvidos a fim de compreender a evolução do conceito de aprendizagem segundo essa perspectiva. Ainda, tendo em vista a ampliação das relações entre os estudos acerca de aprendizagem e da internacionalização, este estudo analisa as conexões entre os estudos da aprendizagem organizacional e sua contribuição para a análise e desenvolvimento dos processos de internacionalização. A contribuição deste trabalho está na revisão crítica do entendimento sobre aprendizagem nos estudos de Uppsala e na indicação de uma operacionalização do conceito de aprendizagem à luz dos desenvolvimentos mais recentes desse conceito.
Palavras-chave
Aprendizagem Organizacional; Escola de Uppsala; Escola Nórdica; Internacionalização
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.611-20
Article Metrics
Metrics Loading ...
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Internext