UMA ANÁLISE SOBRE O CONCEITO DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Autores

  • Cyntia Vilasboas Calixto Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Yeda Swirski de Souza Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Sílvio Luís de Vasconcellos Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Ivan Lapuente Garrido Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.611-20

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional, Escola de Uppsala, Escola Nórdica, Internacionalização

Resumo

O presente estudo visa analisar o conceito de aprendizagem nos estudos sobre internacionalização. Considerando-se que as relações entre aprendizagem e internacionalização tiveram origem na abordagem da Escola de Uppsala, esboçou-se a trajetória das principais publicações derivadas dessa Escola e dos modelos de processo de internacionalização por eles desenvolvidos a fim de compreender a evolução do conceito de aprendizagem segundo essa perspectiva. Ainda, tendo em vista a ampliação das relações entre os estudos acerca de aprendizagem e da internacionalização, este estudo analisa as conexões entre os estudos da aprendizagem organizacional e sua contribuição para a análise e desenvolvimento dos processos de internacionalização. A contribuição deste trabalho está na revisão crítica do entendimento sobre aprendizagem nos estudos de Uppsala e na indicação de uma operacionalização do conceito de aprendizagem à luz dos desenvolvimentos mais recentes desse conceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-01-23

Como Citar

Calixto, C. V., de Souza, Y. S., de Vasconcellos, S. L., & Garrido, I. L. (2012). UMA ANÁLISE SOBRE O CONCEITO DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE INTERNACIONALIZAÇÃO. Internext, 6(1), 1–20. https://doi.org/10.18568/1980-4865.611-20

Edição

Seção

Artigos