O PAPEL DA INOVAÇÃO NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Fernanda Ferreira Ribeiro, Priscila Rezende da Costa, Aline Figlioli, Cely Ades
Resumo
O artigo se propôs a analisar o papel da inovação na internacionalização das empresas brasileiras de médio porte que atuam no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e como método utilizou-se o estudo de múltiplos casos, no qual foram pesquisadas em profundidade a Light Infocon e a Dígitro. Os principais resultados da pesquisa revelaram empresas com trajetórias de internacionalização diferentes, mas cujas atividades de inovação possuem papel essencial para a entrada e atuação no mercado externo. Os resultados mostraram também a importância de atividades inovadoras cooperativas por meio de alianças com universidades, institutos de pesquisa e outras empresas, além do apoio do governo, por meio de financiamento. Uma contribuição adicional do trabalho foi a análise do processo de internacionalização de empresas brasileiras inovadoras de médio porte de setores de alto conteúdo tecnológico, uma vez que a maior parte dos estudos sobre internacionalização no Brasil foca grandes empresas industriais já estabelecidas há décadas no mercado nacional e de setores de baixa intensidade tecnológica.
Palavras-chave
Inovação; Internacionalização; Empresas Brasileiras de Médio Porte
DOI:
http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.52140-166
Article Metrics
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
Direitos autorais 2015 Internext
Desenvolvido por:
