Ciência e Mito na Gestão

Autores

  • Luiz Roberto Alves

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.2126-54

Palavras-chave:

Assessoria Econômica Internacional, Gestão Social, Mito, Mediações Intergovernamentais, International Economic Adviser, Social Management, Myth, Inter-government Mediation

Resumo

O presente trabalho analisa um fenômeno emblemático da gestão internacional de políticas. Centra-se no respeitado Economic Outlook, estudo publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que assessora os principais países do mundo. No correr da análise textual, feita em três momentos da história contemporânea, surge um pensamento técnico-científico auto-explicativo e que, portanto, torna-se autônomo da gestão da res publica dos países. Como conseqüência, subordina os demais saberes sociais, atropela quaisquer mediações e se instaura como mitologia do novo saber capitalista. Suas análises econômicas e administrativas, especialmente aquelas referidas aos governos e mercados da Europa Ocidental, de tal modo reiteram fórmulas e receitas que terminam por apagar o processo nacional e internacional de gestão dos bens sociais. Na volúpia da simetria exigida, tais textos fazem-se similares à estrutura das estórias dramáticas, ou maravilhosas. Ocorre que tais discursos começam a ser vistos como ideologia negadora de bens sociais adquiridos, como trabalho, previdência, educação, saúde e acolhimento aos migrantes. A visão de conjunto do fenômeno se completa pela repercussão do Economic Outlook em textos especiais produzidos pela OCDE e que versam sobre políticas de emprego e saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Roberto Alves

Livre docência pela ECA-USP em comunicação e cultura. Professor tituylar e membro da Cátedra de gestão de cidades da Univ. Metodista de S. Paulo e prof. colaborador da USP.

Downloads

Publicado

2008-01-17

Como Citar

Alves, L. R. (2008). Ciência e Mito na Gestão. Internext, 2(1), 26–54. https://doi.org/10.18568/1980-4865.2126-54

Edição

Seção

Artigos