Sinergias de organizações em redes: a simbiose do agente na firma
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.32250-266Palavras-chave:
Redes, Firma, Simbiose, Agente, Portfolio.Resumo
A divisão das tarefas, particularmente em situações que a requeiram, torna-se altamente eficiente quando a gestão enfoca as atividades em processos estratégicos de relacionamentos de redes. Ao observar o setor produtivo que orienta a estratégias para a formação de alianças e relacionamentos permanentes, as empresas junto a fornecedores e clientes enfocam as oportunidades em novos mercados. Criam-se, portanto novos empreendimentos que estimulam a expansão de parcerias e redes econômicas de relacionamentos para desenvolver atividades comuns. O fortalecimento destes laços não garante o empowerment dos membros da rede, e sim estimula a competitividade junto a uma colaboração construtiva dos shareholders (GRAY & WOOD 1991) e a participação nas decisões estratégicas. As distintas visões por parte dos membros fazem da rede um laço simbiótico participativo nas escolhas dos mercados alvos e, portanto, complementam o tipo de portfolio da firma na rede.Downloads
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