A Internacionalização da educação Superior nos EUA: Principais Características

Autores

  • Manolita Correia Lima ESPM
  • Fábio Betioli Contel ESPM

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.32162-180

Palavras-chave:

Internacionalização da Educação Superior, Atratividade Geográfica, Gastos Estudantis

Resumo

Uma das principais características do atual processo de internacionalização da educação superior é o aumento da mobilidade de acadêmicos, em especial de alunos em época de realização de seus estudos de graduação. Fundados em pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema, o artigo propõe uma análise das principais características da atratividade geográfica exercida pelo território norteamericano em relação aos fluxos que compõem o atual processo de internacionalização da educação superior. A pesquisa mostrou que esta polarização que o país exerce nos fluxos mundiais de estudantes e scholars contribui tanto para o desenvolvimento científico-tecnológico do país, como para o despejo anual de uma quantidade enorme de dólares na economia norte-americana. Além dos recursos gerados pelo pagamento dos serviços educacionais prestados, os “alunos-clientes” precisam ainda consumir moradia, alimentos, lazer, transportes, materiais de pesquisa etc.

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Biografia do Autor

Manolita Correia Lima, ESPM

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Mestre em Sociologia pela Université de Paris VII (Université Denis Diderot (1984). Graduada em Ciências Sociais pela Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1984). Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM e Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Gestão Internacional - NEGI/ESPM. Pesquisa a temática Internacionalização da Educação Superior com foco nas experiências de internacionalização dos países com maior tradição em programas de cooperação voltados para a mobilidade de pessoas e a transnacionalização de cursos, programas e instituições.

Fábio Betioli Contel, ESPM

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006). Realizou parte do doutorado na Friedrich-Schiller-Universität Jena (Alemanha) em 2005, onde foi também professor/pesquisador visitante (Gastwissenschaftler) no ano de 2007. Atualmente é docente do Departamento de Geografia da FFLCH/USP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: usos do território, geografia urbana, sistema bancário e financeiro brasileiros, internacionalização da educação superior

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Publicado

2009-03-05

Como Citar

Lima, M. C., & Contel, F. B. (2009). A Internacionalização da educação Superior nos EUA: Principais Características. Internext, 3(2), 162–180. https://doi.org/10.18568/1980-4865.32162-180

Edição

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