A fama como passaporte para a atenção: reflexões sobre o uso de celebridades na comunicação de marketing global
Resumo
O propósito do presente ensaio é aprofundar a discussão sobre o uso de celebridades na comunicação de marketing, com foco específico na recepção de campanhas padronizadas internacionalmente em contextos locais. A crescente dificuldade em conquistar a atenção do consumidor faz com que o uso de celebridades seja estratégia comumente utilizada para aumentar os níveis de atenção e, como efeito de grande importância, transferir atributos associados a estas personalidades para as marcas, ofertas e empresas anunciadas. Dentro desta discussão, o presente trabalho realiza revisão da literatura abrangendo e correlacionando os temas do endosso em marketing, da alocação da atenção, da cultura e da identidade como referências obrigatórias na elaboração de estratégias de comunicação de marketing. Ao seu final, são apresentados esquemas teóricos que integram os diversos aspectos abordados e são apontadas questões que merecem maior aprofundamento das pesquisas acadêmicas sobre o uso de celebridades em programas globais de comunicação promocional e seus impactos diretos nas atividades de planejamento e gestão.
Palavras-chave
Globalização; Comunicação; Celebridades; Globalization; Communication; Celebrities
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.3116-38
Article Metrics
Metrics Loading ...
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Internext