INTERNACIONALIZAÇÃO NO SETOR SUCROALCOOLEIRO NORDESTINO

Autores

  • Edjackson Marques Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • André Gustavo Carvalho Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Walter Fernando Araújo Moraes UFPE

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.51112-131

Palavras-chave:

Setor Sucroalcooleiro, Internacionalização, Trading Companies.

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar como empresas pertencentes ao setor sucroalcooleiro nordestino estão internacionalizando sua produção. Seis teorias foram selecionadas para nortear a análise empreendida: Ciclo de Vida, Modelo Uppsala, Escolha Adaptativa, o Paradigma Eclético, Visão Baseada em Recursos e o Modelo Diamante. A estratégia de pesquisa foi de estudo de casos e os dados foram coletados por meio de documentos do setor e entrevistas semi-estruturadas. Para auxiliar na análise dos dados, foi utilizado o software Atlas/ti. Como resultado, evidenciou-se que há forte presença de aspectos de localização e recursos internos, ressaltados no Modelo Diamante, do Paradigma Eclético e Visão Baseada em Recursos como fundamentais nas atividades de internacionalização das empresas paraibanas. A formação de uma forte rede interna, contemplada pela Teoria de Redes, também se mostrou importante. As demais teorias analisadas tornaram-se menos aplicáveis, principalmente, pela natureza típica do setor sucroalcooleiro no estado da Paraíba em exportar indiretamente e por corresponder a produtos fortemente padronizados.

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Biografia do Autor

André Gustavo Carvalho Machado, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB

Walter Fernando Araújo Moraes, UFPE

Professor Titular do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE

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Publicado

2010-12-23

Como Citar

Ferreira, E. M., Machado, A. G. C., & Moraes, W. F. A. (2010). INTERNACIONALIZAÇÃO NO SETOR SUCROALCOOLEIRO NORDESTINO. Internext, 5(1), 112–131. https://doi.org/10.18568/1980-4865.51112-131

Edição

Seção

Artigos