INTERNACIONALIZAÇÃO NO SETOR SUCROALCOOLEIRO NORDESTINO
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.51112-131Palavras-chave:
Setor Sucroalcooleiro, Internacionalização, Trading Companies.Resumo
O objetivo do artigo foi analisar como empresas pertencentes ao setor sucroalcooleiro nordestino estão internacionalizando sua produção. Seis teorias foram selecionadas para nortear a análise empreendida: Ciclo de Vida, Modelo Uppsala, Escolha Adaptativa, o Paradigma Eclético, Visão Baseada em Recursos e o Modelo Diamante. A estratégia de pesquisa foi de estudo de casos e os dados foram coletados por meio de documentos do setor e entrevistas semi-estruturadas. Para auxiliar na análise dos dados, foi utilizado o software Atlas/ti. Como resultado, evidenciou-se que há forte presença de aspectos de localização e recursos internos, ressaltados no Modelo Diamante, do Paradigma Eclético e Visão Baseada em Recursos como fundamentais nas atividades de internacionalização das empresas paraibanas. A formação de uma forte rede interna, contemplada pela Teoria de Redes, também se mostrou importante. As demais teorias analisadas tornaram-se menos aplicáveis, principalmente, pela natureza típica do setor sucroalcooleiro no estado da Paraíba em exportar indiretamente e por corresponder a produtos fortemente padronizados.Downloads
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