ADAPTAÇÕES DE PRODUTO NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS GAÚCHAS DO SETOR MOVELEIRO

Marise Mainieri de Ugalde, Carina Pasqualotto

Resumo


A preocupação com as questões de sustentabilidade vem ocupando um espaço significativo nas empresas, não somente no âmbito de suas relações, como também, nas estratégias de desenvolvimento de produtos e suas dimensões como marca e embalagem. Neste sentido este artigo objetivou verificar empiricamente as adaptações realizadas nos produtos de empresas brasileiras exportadoras de móveis quando do processo de internacionalização. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa com emprego do método de estudo de casos múltiplos tendo como unidades de análise sete empresas exportadoras do setor moveleiro gaúcho, sendo que os dados foram coletados por meio de entrevistas, de observações e de análise de documentos. Os dados obtidos a partir das entrevistas foram tratados por meio da técnica de Análise de Conteúdo, cujas categorias e subcategorias foram definidas a partir da revisão da literatura e de entrevistas com especialistas. Como principal conclusão o estudo apontou sobre as solicitações explícitas por parte dos clientes importadores referente à adaptação dos produtos quanto a aspectos relativos à marca e embalagem.

Palavras-chave


Sustentabilidade. Internacionalização. Exportação. Setor Moveleiro. Adpatação de Produto.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.5246-65

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