Comparing perceptions of service quality in Brazil and UK
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.1158-76Palavras-chave:
Service Quality, SERVQUAL, SERVPERF, International MarketingResumo
This paper investigates whether the SERVPERF model developed by Cronin and Taylor (1992) can be applied in the same industry (retail banks) in two different countries Brazil and UK. We find differences between the countries in the perception of the service provided by retail banks. We also find differences between the countries in the relationship between the service provided and (i) the overall perception of service quality, (ii) customer satisfaction and (iii) future purchase intentions. Factor analysis of the data identified different dimensional structures for Brazilian and British samples. The Brazilian sample presents almost the same structure of Parasuraman et alii (1988) SERVQUAL. The UK sample presented a different three-factor dimensional structure which shows that the dimensional structure does not travel well into other cultures. Also, as this study stands, the differences found between the two samples cannot yet be attributed to cultural differences between UK and Brazil. These differences may be related to the service provided by the banks.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Internext
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html