Mercado de luxo: estratégias para internacionalização de empresas joalheiras do Brasil

Autores

  • Chaline Gasperini ESPM-RS
  • Valesca Persch Reichelt ESPM-RS

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.4283-100

Palavras-chave:

Luxury market, Brazilian Jewerly companies, Company internationalization, External Market.

Resumo

Neste artigo pretende-se fazer uma análise do mercado de luxo e das empresas de jóias brasileiras. O objetivo geral é analisar a atratividade do mercado externo para a internacionalização de marcas de luxo, dando ênfase para as empresas joalheiras do Brasil. Primeiramente apresenta-se o panorama nacional do mercado de luxo e de jóias brasileiras. Em seguida, abordam-se os possíveis objetivos, riscos e oportunidades que as empresas joalheiras internacionalizadas enfrentam no processo de expansão para o exterior e suas dificuldades no mercado externo. Por fim, apresentam-se algumas formas de internacionalização, particularizando o caso de internacionalização das empresas brasileiras H Stern e Talento Jóias. A metodologia utilizada no artigo é a exploratória, através de análise documental e entrevista em profundidade. Como fundamentação teórica para o artigo, foram estudados os temas luxo, exportações, internacionalização de empresas e mercado global. Os principais autores pesquisados foram: Allérès (2006), Almeida (2007), Czinkota (2001), Grande (2007), Lipovetsky e Roux (2005). Dentre as conclusões obtidas, destaca-se que as joalherias brasileiras têm uma grande vantagem perante as de outros países por poder desfrutar e utilizar os recursos da natureza brasileira, como suas preciosas pedras e gemas, por isso, torna-se mais interessante e viável inovar e conquistar o mercado externo. Além disso, a atratividade do mercado de jóias faz com que muitos empreendedores procurem abrir negócios nesse ramo e posteriormente internacionalizar-se, como é o caso da empresa H Stern.

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Publicado

2010-04-27

Como Citar

Gasperini, C., & Persch Reichelt, V. (2010). Mercado de luxo: estratégias para internacionalização de empresas joalheiras do Brasil. Internext, 4(2), 83–100. https://doi.org/10.18568/1980-4865.4283-100

Edição

Seção

Artigos