Estratégias de internacionalização e posicionamento de marcas e produtos sul: mineiros no mercado internacional

Autores

  • Nilton dos Santos Portugal Centro Universitário do Sul de Minas
  • Ricardo de Souza Sette Universidade Federal de Lavras
  • Lúcio Garcia Caldeira Centro Universitário do Sul de Minas
  • Pedro dos Santos Portugal Júnior Centro Universitário do Sul de Minas

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.4248-67

Palavras-chave:

Estratégias, Posicionamento, Internacionalização, Strategies, Positioning, Internationalization

Resumo

A região do Sul de Minas possui importantes pólos de crescimento industrial, com segmentos de bens de consumo intermediários como alumínio, eletrônicos, vestuários, calçados, produtos alimentícios e um moderno parque industrial de autopeças para a indústria automobilística. Destacam-se ainda a força do comércio e o agronegócio. Com uma média de US$ 2 bilhões mensais, as exportações mineiras em 2008 cresceram acima da média nacional, o estado é o segundo maior exportador do país e a região sul a sua terceira maior força (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDE, jan 2009). Nesse sentido, o estudo justifica-se pelo fato de que é importante conhecer as estratégias utilizadas por empresas de sucesso que atuam no mercado internacional, podendo servir como fonte de pesquisa e parâmetro para outras que possuem potencial para tal atuação contribuindo para o desenvolvimento da região e crescimento econômico do país. O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre estratégias de internacionalização e posicionamento de valor, finalizando com um estudo de casos múltiplos em duas empresas de grande porte, da região Sul Mineira, exportadoras de produtos acabados, suas estratégias para as exportações, posicionamento de seus produtos e marcas no comércio internacional e os fatores condicionantes desta internacionalização, bem como seus reflexos no desenvolvimento dessas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-04-27

Como Citar

Portugal, N. dos S., Sette, R. de S., Caldeira, L. G., & Portugal Júnior, P. dos S. (2010). Estratégias de internacionalização e posicionamento de marcas e produtos sul: mineiros no mercado internacional. Internext, 4(2), 48–67. https://doi.org/10.18568/1980-4865.4248-67

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.