Estratégias de internacionalização e posicionamento de marcas e produtos sul: mineiros no mercado internacional
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.4248-67Palavras-chave:
Estratégias, Posicionamento, Internacionalização, Strategies, Positioning, InternationalizationResumo
A região do Sul de Minas possui importantes pólos de crescimento industrial, com segmentos de bens de consumo intermediários como alumínio, eletrônicos, vestuários, calçados, produtos alimentícios e um moderno parque industrial de autopeças para a indústria automobilística. Destacam-se ainda a força do comércio e o agronegócio. Com uma média de US$ 2 bilhões mensais, as exportações mineiras em 2008 cresceram acima da média nacional, o estado é o segundo maior exportador do país e a região sul a sua terceira maior força (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDE, jan 2009). Nesse sentido, o estudo justifica-se pelo fato de que é importante conhecer as estratégias utilizadas por empresas de sucesso que atuam no mercado internacional, podendo servir como fonte de pesquisa e parâmetro para outras que possuem potencial para tal atuação contribuindo para o desenvolvimento da região e crescimento econômico do país. O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre estratégias de internacionalização e posicionamento de valor, finalizando com um estudo de casos múltiplos em duas empresas de grande porte, da região Sul Mineira, exportadoras de produtos acabados, suas estratégias para as exportações, posicionamento de seus produtos e marcas no comércio internacional e os fatores condicionantes desta internacionalização, bem como seus reflexos no desenvolvimento dessas organizações.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html