Marca Brasil: ficção ou realidade? uma análise das iniciativas da APEX- Brasil para a construção da marca Brasil

Autores

  • Daniela Motta R. Khauaja
  • Miguel Ângelo Hemzo

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.2175-96

Palavras-chave:

Marca-país, Marca Brasil, Branding, Country as a Brand, Brand Brasil

Resumo

Vivemos em uma economia global e é urgente que o Brasil, por meio de seus governantes e empresariado, busque a inserção nessa economia de forma mais efetiva. A marca-país pode ajudar na criação de uma forte identidade para o país, o que tende a colaborar com a venda de produtos oriundos desse país. O presente estudo se propõe a analisar como a marca Brasil foi construída e como ela tem sido explorada pelo governo brasileiro para ajudar na inserção de produtos nacionais no comércio internacional. Para tal, foi feita uma revisão da literatura, abordando conceitos relevantes e relativos ao marketing global, a produtos e marcas globais e à marca-país. Em seguida, explicitou-se o método do estudo e fez-se a análise da construção da marca Brasil e das iniciativas do governo brasileiro, mais especificamente da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil), à construção da marca Brasil. A iniciativa da criação da marca Brasil, embora tardia, parece muito louvável, mas, por sua tímida utilização, a marca Brasil ainda parece mais ficção do que realidade.

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Biografia do Autor

Daniela Motta R. Khauaja

Mestre em Administração pela USP e cursando doutorado na mesma instituição. Professora de Pós-Graduação Lato Sensu da ESPM e da Anhembi Morumbi

Miguel Ângelo Hemzo

Doutor em Administração pela USP. Professor Pesquisador na EACH-USP

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Publicado

2008-01-18

Como Citar

Khauaja, D. M. R., & Hemzo, M. Ângelo. (2008). Marca Brasil: ficção ou realidade? uma análise das iniciativas da APEX- Brasil para a construção da marca Brasil. Internext, 2(1), 75–96. https://doi.org/10.18568/1980-4865.2175-96

Edição

Seção

Artigos