Estratégias de inovação tecnológica das subsidiárias estrangeiras no Brasil

Autores

  • Felipe Mendes Borini
  • Moacir de Miranda Oliveira Júnior

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.2155-74

Palavras-chave:

Multinacionais, Primeiro entrante, Último entrante, Multinationals, First Mover, Late Mover

Resumo

O presente artigo parte do pressuposto que as subsidiárias estrangeiras primeiras entrantes no mercado brasileiro desenvolvem atividades de maior intensidade tecnológica e de inovação que as últimas entrantes. Entenda por primeiro entrante as subsidiárias que entraram no Brasil antes de 1990 e último entrante as subsidiárias que iniciaram suas operações no Brasil após 1990. Um survey com as maiores multinacionais estrangeiras no Brasil foi conduzido para testar a pressuposição. Estudo de casos em duas subsidiárias estrangeiras, uma com estratégia de primeira entrante, outra última entrante, comprovam alguns dos resultados do survey e mostram alguns pontos divergentes, mas que podem servir de grande aprendizado para os gerentes das subsidiárias, como apontam caminhos para novas pesquisas.

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Biografia do Autor

Felipe Mendes Borini

Mestre em Administração pela USP. Professor na ESPm e PUC-SP

Moacir de Miranda Oliveira Júnior

Doutor em Administração pela USP. Professor Pesquisador do Depto de Administração da FEA-USP

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Publicado

2008-01-18

Como Citar

Borini, F. M., & Oliveira Júnior, M. de M. (2008). Estratégias de inovação tecnológica das subsidiárias estrangeiras no Brasil. Internext, 2(1), 55–74. https://doi.org/10.18568/1980-4865.2155-74

Edição

Seção

Artigos