O modelo de moderação simples e seu emprego no campo da administração

Autores

  • Mateus Canniatti Ponchio Escola Superior de Propaganda e Marketing, PMDGI/ESPM, São Paulo, SP http://orcid.org/0000-0003-1110-8642
  • André Samartini Escola de Administraçãod e Empresas de São Paulo, EAESP/FGV, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.131I-IX

Palavras-chave:

Modelo de Moderação Simples, Pick-a-point Analysis, Spotlight Analysis, Johnson-Neyman Technique, Floodlight Analysis

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o modelo de moderação simples como recurso para o teste de hipóteses de pesquisa no campo da Administração. São abordados os seguintes tópicos: i) apresentação do modelo de moderação simples – pressupostos, diagramas conceitual e estatístico, e equações do modelo; ii) probing do efeito de moderação; e iii) recomendações de como reportá-lo em artigos acadêmicos. Espera-se contribuir com a disseminação da técnica e com boas práticas de apresentação de análises estatísticas em artigos acadêmicos.

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Biografia do Autor

Mateus Canniatti Ponchio, Escola Superior de Propaganda e Marketing, PMDGI/ESPM, São Paulo, SP

Mateus Canniatti Ponchio é graduado em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e Doutor em Administração, com ênfase em Mercadologia, pela mesma instituição. Em 2016 concluiu seu pós-doutorado em Marketing na Georgia State University. Em 2006, foi professor visitante na Universidade de Otago em Dunedin, Nova Zelândia, e desde 2008 é professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo, onde atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração. É editor científico da Revista de Administração de Empresas (RAE). Possui artigos científicos publicados em revistas tais como Journal of Consumer Behavior, Journal of Marketing Management, Marketing Intelligence and Planning, Review of Business Management, Brazilian Marketing Journal e Journal of Information Systems and Technology Management sobre temas como valores do consumidor, vulnerabilidade de consume e questões inter-culturais.

André Samartini, Escola de Administraçãod e Empresas de São Paulo, EAESP/FGV, São Paulo, SP

É Bacharel em Estatística pela Universidade de São Paulo (1996), mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (2000) e doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2006). Atualmente é Professor Adjunto e Chefe do Departamento de Tecnologia de Informação e Métodos Quantitativos da Fundação Getulio Vargas - SP. Sua área de pesquisa é analytics, big data e estatística aplicada a Educação. É consultor de métodos quantitativos aplicados à Administração e Marketing. Trabalhou no Itaú na área de Risco de Mercado e na SPSS como consultor. Desenvolveu um site de educação estatística (www.statmeup.com.br) com vídeos, textos e exercícios sobre conteúdos de estatística básica para cursos de ensino superior. Seus vídeos somam mais de 700.000 visualizações no Youtube.

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Publicado

2018-01-08

Como Citar

Ponchio, M. C., & Samartini, A. (2018). O modelo de moderação simples e seu emprego no campo da administração. Internext, 13(1), I-IX. https://doi.org/10.18568/1980-4865.131I-IX

Edição

Seção

Metodologia de Pesquisa

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