Nível de competitividade dos produtos exportados por Minas Gerais

Autores

  • Felipe Lopes Vieira Vasconcelos Fundação João Pinheiro - FJP, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil http://orcid.org/0000-0002-2859-9057
  • Elisa Maria Pinto da Rocha Fundação João Pinheiro - FJP, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Jane Noronha Carvalhais Universidade do Estado de Minas Gerais - FaPP/UEMG, BH, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.12217-30

Palavras-chave:

DataViva, exportações, competitividade, potencial competitivo, Minas Gerais

Resumo

O presente trabalho busca compreender o nível de competitividade dos produtos exportados por Minas Gerais, identificando os setores já consolidados no comércio internacional do estado e aqueles que necessitam de políticas públicas de fomento às exportações. Para tal, utiliza-se do método exploratório-descritivo de pesquisa, que proporciona uma visão geral de algumas das principais ideias que dizem respeito ao comércio internacional, mostrando sua importância para o desenvolvimento econômico de uma localidade, e da pesquisa documental, que explora os dados e informações disponibilizadas pela plataforma DataViva. Os produtos exportados foram agrupados pela combinação das variáveis Índice de Vantagem Comparativa Revelada (RCA) e peso no conjunto das exportações. O trabalho busca reforçar a importância do comércio internacional e da teoria ricardiana ao desenvolvimento econômico de uma localidade. Os resultados mostraram que os produtos da pauta mineira, quando comparados com os produtos Competitivos e Com Potencial Competitivo da pauta do Brasil, não apresentam, em sua maioria, o mesmo nível de competitividade, demonstrando que muitos desses produtos ainda podem ter suas exportações estimuladas dentro do território mineiro. Além disso, os produtos Com Potencial Competitivo exportados por Minas Gerais mostram-se como um importante alvo para as políticas de fomento às exportações.

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Biografia do Autor

Felipe Lopes Vieira Vasconcelos, Fundação João Pinheiro - FJP, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental em Minas Gerais, graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e pós-graduado em Gestão Logística e Análise em Comércio Exterior pela ABRACOMEX, possui interesse nos temas de Administração Pública, Economia e Negócios Internacionais.

Elisa Maria Pinto da Rocha, Fundação João Pinheiro - FJP, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Possui Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa e graduação em Ciências Econômicas pela PUC-MG. Assessora-chefe da Assessoria de Gestão do Conhecimento da Fundação João Pinheiro. Pesquisadora e professora do Programa de Mestrado em Administração Pública e do Curso Superior de Administração Pública.

Jane Noronha Carvalhais, Universidade do Estado de Minas Gerais - FaPP/UEMG, BH, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora da Faculdade de Políticas Públicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (Fapp/UEMG).

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Publicado

2017-08-01

Como Citar

Lopes Vieira Vasconcelos, F., Maria Pinto da Rocha, E., & Noronha Carvalhais, J. (2017). Nível de competitividade dos produtos exportados por Minas Gerais. Internext, 12(2), 17–30. https://doi.org/10.18568/1980-4865.12217-30

Edição

Seção

Artigos