Processo de mudança da cultura organizacional na construção de uma empresa co-criativa: Um estudo de caso na multinacional GE Healthcare

Autores

  • Bianca Zapparoli Barbara Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
  • Alexandre Las Casas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.10170-83

Palavras-chave:

Empresa co-criativa, Mudança na cultura organizacional, Setor da saúde

Resumo

O artigo busca identificar os métodos que podem ser utilizados para a mudança cultural na adoção de procedimentos cocriativos, bem como obstáculos enfrentados nesse processo. O estudo analisa a multinacional GE Healthcare que atribui à cocriação de valor a estratégia global nomeada Healthymagination. Como embasamento teórico foi utilizada a estrutura conceitual para a cocriação de valor, e os princípios para cocriar de Prahalad e Ramaswamy (2004). O método utilizado foi o estudo de caso, valendo-se das técnicas de observação e entrevistas semiestruturadas abertas. Os resultados obtidos indicam que a estrutura de poder descentralizado e uma cultura aberta a mudanças facilitou a utilização de diversos mecanismos. O obstáculo encontrado pela organização está em permitir um fluxo colaborativo e aplicar essa nova mentalidade entre a administração e todos cocriadores dentro da empresa.

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Biografia do Autor

Bianca Zapparoli Barbara, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP

Alexandre Las Casas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Doutor em Administração Fundação Getulio Vargas/FGV. Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP

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Publicado

2015-05-13

Como Citar

Barbara, B. Z., & Las Casas, A. (2015). Processo de mudança da cultura organizacional na construção de uma empresa co-criativa: Um estudo de caso na multinacional GE Healthcare. Internext, 10(1), 70–83. https://doi.org/10.18568/1980-4865.10170-83

Edição

Seção

Artigos