Características de Empreendedorismo Internacional no Processo de Internacionalização: Um Estudo de Caso na Empresa Menendez & Amerino
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.72107-136Palavras-chave:
Empreendedorismo. Internacionalização. EstratégiaResumo
A presente pesquisa objetiva identificar as características do empreendedorismo internacional envolvidas na internacionalização da Menendez Amerino, uma empresa de origem cubana que atua no segmento de charutos e cigarrilhas. O referencial teórico analisa, inicialmente, os conceitos e a evolução da internacionalização trazendo como norteador teórico as principais teorias da internacionlização e posteriormente se defini os conceitos de empreendedorismo internacional. Apresentam-se também os fatores de intersecção entre os conceitos - chave das teorias de internacionalização e do empreendedorismo Internacional. Para a obtenção dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas junto a gerência da Menendez Amerino, empregou-se na análise do conteúdo o software Atlas ti. Utilizando uma abordagem qualitativa foi realizado um estudo de caso. As análises realizadas deixaram perceptíveis que os relacionamentos que a gerência possuía, foi fundamental na internacionalização. Identifica-se ainda que fatores como a localização, clima, entre outros impulsionaram a empresa no momento de internacionalizar-se , percebe-se também que a empresa foi instalada em São Gonçalo visando fatores estratégicos como salário, matéria-prima e a tradição que a Bahia tem em outros mercados, sendo considerada com uma região fumageira. Finalmente espera-se que, a identificação dessas características possam nortear as ações de empresas que almejam, de maneira mais expressiva, o mercado externoDownloads
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